Interação Social

Interação social significa o conjunto de ações e relações entre os membros de um grupo, ou entre grupos de uma comunidade.

Nós, seres humanos, nos socializamos sempre que haja união de pessoas, onde se consegue uma afinidade de ideias, de projetos a serem desenvolvidos, ideais a serem realizados, mas isso só procede se os membros pertencentes a esse grupo também compartilham dos mesmos valores, e principalmente das mesmas ideias.

Claro que somente o conhecimento superficial entre indivíduos não seria suficiente para que haja uma verdadeira interação social, pois é a partir dela que os seres humanos desenvolvem a comunicação e estabelecem o contato social, criando redes de relações, às quais resultam em determinados comportamentos sociais.

Contatos sociais e a interação constituem, portanto, condições indispensáveis à associação humana, pois socializamos por meio dos contatos e da interação social, que pode ocorrer entre uma pessoa e outra, ou entre um grupo e outro.

E dessa interação podem surgir projetos e realizações produtivas, tanto para os seres humanos envolvidos ou até com consequências que podem beneficiar o mundo.

Muito importante que consigamos manter a interação social recíproca, onde ambas as partes, que podem ser pessoas ou grupos, influenciam e determinam comportamentos sociais.

Lembremos que não somos os mesmos em diferentes idades e fases de nossas vidas, pois as relações sociais interferem no desenvolvimento humano, assim influenciando e sendo influenciado pelas relações sociais.

E não nos esqueçamos de que a interação social que se segue a cada momento de nossas vidas é um elemento definidor de nossas ações e de nosso comportamento: um adulto sabe e aprendeu que não pode agir como uma criança de 5 anos, e uma relação equilibrada, normalmente se dá entre pessoas mais ou menos da mesma idade, claro, respeitando o temperamento e o nível de educação de cada um.

Podemos cometer erros, pois o ato de errar nem sempre é visto como falha, e sim como uma aprendizagem, contanto que consigamos aprender com nossos erros.

O que não é fácil, pois quem erra sempre se acha com a razão, senão não erraria… inaceitável é permanecermos no erro e repeti-lo sempre.

O próprio comportamento social que desenvolvemos e as redes de comunicação constituem o resultado da interação social.

E essa interação e contatos sociais constituem condições indispensáveis à associação humana. Difícil mesmo conseguirmos a convivência ideal sem que haja o intercâmbio, seja do ponto de vista social ou intelectual, a troca de conhecimentos, de ideias, ou de conceitos que formamos individualmente.

Mesmo quando não utilizamos a linguagem oral, estamos interagindo e nos familiarizando com o ambiente em que vivemos.

Abraços e bom domingo, com muita interação 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em setembro 3, 2017, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Sempre uma Maravilha seus comentarios !👏👏😘❤️💋🌷🌷🌷Amei Beijos Querida Amanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s