Discriminação: É triste, mas existe.

Uma das coisas que mais me choca é a atitude de alguém discriminando outra pessoa, seja em relação a raça, ou comportamento, ou diferença social e financeira.

Me faz mesmo muito mal, e na verdade, tento evitar no futuro a pessoa que comete tal desatino.

E, infelizmente, vemos muitos casos, e problema é que nada é dito em relação a tal comportamento, nem pelos participantes dessa atitude, nem pela própria vítima, pois essa fica, na maioria das vezes, sem ação naquele momento em que sofre tal ataque.

Mesmo porque, em alguns casos, essa posição é tomada sem alarde, e até sem que outros percebam o que está se passando, pois a vítima nada reclama, até mesmo no sentido de não chamar atenção para a dona da casa ou a quem programou determinada reunião.

Discriminar é feio mesmo, e devemos incutir esse princípio em nossos filhos e nunca alimentar diante de nossos amigos que têm o hábito de fazê-lo.

E muitos o fazem achando que os circunstantes irão gostar, aquele tipo que gosta de rir do que não tem graça, sem a mínima consideração para o absurdo que aquilo encerra.

Discriminar não é somente falar mal de minorias, ou mesmo zombar diretamente, mas sim uma atitude discriminatória pode se notar até num isolamento em alguma reunião social, e já percebi isso em pessoas que jamais admitiriam, mas que discriminam, seja com um sorriso forçado, ou uma palavra que não caberia naquele momento.

Pode se dar em diversos contextos, mas o mais comum é o social, através da discriminação cultural, ética, política, religiosa, sexual ou etária, e que podem, por sua vez, levar até mesmo à exclusão social.

A discriminação racial é das formas mais frequentes, e consiste no ato de diferenciar, excluir e restringir alguém com base na sua cor, ascendência ou etnia.

Mas tão feio é a discriminação social, quando a pessoa em questão é tratada de forma desigual simplesmente por não pertencer à mesma classe social e religiosa.

Isso é uma tremenda injustiça que se comete.

E no caso de crença religiosa, principalmente, deveríamos ter o máximo de respeito, pois cada um tem o direito de crer naquilo que elegeu, seja por educação familiar, por sua própria maneira de interpretar a religião ou pela educação que recebeu, enfim, pelo próprio direito que a vida lhe dá.

Atitude discriminatória compromete os direitos fundamentais do ser humano, e prejudica a pessoa tanto no seu contexto social, cultural, político e econômico.

Cuidemos, portanto, para que nossas atitudes não sejam preconceituosas, raciais e de outras espécies, pois não nos levará a nada e nossa convivência ficará sempre prejudicada, pois o preconceito evitará que conheçamos e possamos conviver e aprender com pessoas interessantes, independentemente de sua cor, crença e maneira de agir, se as discriminarmos.

Abraços e bom domingo, sem nenhuma discriminação 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em agosto 20, 2017, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. E agora então , por mais cuidado que se tome, sempre alguém sai ofendido das discussões …

  2. Norma Bobadilla

    “Mi encanto este Artículo querida Amanda , infelismente nos depamos com pessoas Assim e muitas vezes temos que deixar passar por algumas circunstancias! Mais tamben podemos tomar nossa decizao de seguir a seu lado ou nossos principios ” Adorei suas palavras neste Artículo ! Te Felicito por este Blogue e por toda sua Dedicacao ! Parabens ❤️❤️❤️🌷🌷🌷🌷Beijos

  3. Tem razão, querida Amanda! Mas ainda estamos longe de um mínimo respeito às diferenças entre nós. E as escolas básicas, só trabalham em prol da discriminação sexual. Quando, creio, se trabalhassem contra a discriminação de raças e religiões a discriminação sexual diminuiria muito. Pois, não é a religião que nos determina o amor ao próximo? Beijos e boa semana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s