Arrogância
Publicado por amandadelboni
Realmente, tem algo que pode nos incomodar tanto, quanto nos depararmos com alguém arrogante?
Acho que não, pois a arrogância é algo que fica patente, quando lidamos com a prepotência de quem acha que tudo sabe e tudo domina, seja em que ambiente for, e com quem estiver.
Bem desagradável pode se tornar um contato, e ainda mais um diálogo com esse tipo de pessoa, que nos deixa sempre tensos e apreensivos quanto a alguma reação de desaprovação, demonstrando um orgulho inadequado a esse tipo de situação.
O arrogante exibe sempre uma altivez, um orgulho inadequado, se achando dono da verdade, não acatando nenhuma opinião, mesmo sabendo, em seu íntimo, que o seu interlocutor teria razão, e em algumas ocasiões, tem interesse real pelo que se passa com ele.
E esse tipo de pessoa pode afastar algum futuro amigo, pela sua falta de humildade, seu desinteresse pelas pessoas, em geral, pois, geralmente ele se acha o “sabetudo”, que não precisa da opinião de ninguém que o rodeia.
O que dificulta todo o seu relacionamento com os circunstantes.
A arrogância consegue superar muitos outros tipo de comportamento, pois ela suprime toda a humildade que necessitamos para que possamos aprender algo com nossos circunstantes e trocarmos idéias no sentido de que nos tragam mais conhecimento.
E, muitas vezes, nos ajudam a resolver questões que nem suspeitávamos tivessem soluções tão simples, como as apresentadas por pessoas de nossa relação e mesmo sem que tivessem uma especialização no assunto em questão.
Essas surpresas que a vida nos prepara…
A verdade é que, ao agirmos com simplicidade, modéstia e compreensão com nossos semelhantes e usando a humildade, conseguimos resolver problemas que nem supúnhamos ter uma solução tão óbvia e adequada.
Sem nunca nos colocarmos como donos da verdade, pois temos que nos lembrar de que aquilo que tem um significado para um provavelmente não terá o mesmo valor para outro.
Mas, convenhamos que o arrogante desconhece esse tipo de valorização, só vale sua opinião e sua maneira de interpretar uma situação, nem que depois não encontre a solução para a saída.
Ele fala sua verdade como se fosse a única e verdadeira para qualquer tipo de ocasião, tem sempre uma opinião formada, sem raciocínio, ou porque leu em alguma parte, ou porque achou bonitinho, sem pensar muito que cada caso e cada personagem é um diferente do outro.
O arrogante tem sempre uma opinião a dar, independente de estar falando algo que não se adapta naquela ocasião, mas tem que falar, para dar a entender que seu ponto de vista é algo a ser considerado.
Ele não tem a mínima humildade e se sente superior aos outros.
É o presunçoso, dono da verdade, e o pior, em qualquer assunto que seja abordado, não aceita opinião de ninguém, pois a dele é sempre absoluta.
Humildade é coisa desconhecida para o arrogante.
Infelizmente!
Cuidemos constantemente para não termos atitudes arrogantes, nunca!
Abraços e bom domingo, sem arrogância 🙂
Amanda
Publicado em julho 16, 2017, em Inteligência Social e marcado como Amanda Delboni, Inteligência Emocional, Inteligência Social, Relacionamentos, Sucesso. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.
A mais pura verdade amiga ! Adorei Beijos
Tem razão, querida, a arrogancia quase sempre ofende. Mas não podemos nos esquecer que vivemos no país do ” voce sabe com quem está falando?”
Querida Amanda, excelente reflexão, vemos no dia a dia acontecer atos de arrogância até onde não se espera, por vezes ocorre até com uma desumanidade desconcertante levando a paralisia social daqueles que a assistem, intimidados ao não se posicionarem, permitem ao arrogante convicção de se achar líder de uma turba oprimida.
Abraços, Fauzi Hamuche