Solicitude

Quando falamos em solicitude, nos referimos a uma forma de sermos solícitos, de podermos amparar alguém que de nós precisa, por doença ou por outra forma de necessidade.

Se formos solícitos quando vemos alguém necessitado, provavelmente aliviaremos o sofrimento dessa pessoa, pois trataremos de tentar amenizar o sofrimento do nosso próximo.

Qualquer tipo de amparo ou ajuda que damos a quem esteja nos necessitando será de grande valia, e muitas vezes uma simples palavra de apoio, um sorriso, um aperto de mão, mostrando solidariedade já servirá para aliviar a angústia que esteja colaborando para o sofrimento de alguém.

Quando estamos com a saúde um pouco prejudicada, é algo fantástico o que um gesto de carinho, ou um simples copo de água, pode nos trazer de conforto e aliviar nossa angústia e nossa expectativa de cura.

Muitas vezes, simples palavras de conforto podem ajudar até mais do que uma assistência financeira.

Se somos solícitos, a pessoa que se sente objeto de nossa atenção, provavelmente se sentirá menos ansiosa, vendo que poderá contar com nossa ajuda mediante alguma situação de angústia, pois nem sempre quem nos necessita precisa de ajuda material, e sim de uma palavra que possa diminuir seu sofrimento.

O que pode, em algum momento, mudar toda uma vida.

Devemos e podemos estar disponíveis em diversas ocasiões em que nos necessitam, e muitas vezes nem somos solicitados, e ai depende de nossa boa vontade e nosso apoio pode mesmo aliviar quem de nós esteja necessitando, mesmo que não esteja explícito esse pedido de auxílio e de companhia.

Tudo depende de nossa sensibilidade.

Sermos solícitos é nos colocarmos no lugar da pessoa que sentimos estar necessitada de nosso apoio, e às vezes, simplesmente de uma palavra amiga, uma opinião em alguma ocasião de difícil resolução, o que poderá mesmo salvar uma situação.

É só nos imaginarmos numa ocasião em que daríamos tudo para que alguém pudesse se chegar a nós numa situação de difícil resolução, e nos confortar, mesmo que não tivesse a solução imediata para o problema que nos aflige.

Pelo menos a demonstração do desejo de ajudar já nos conforta, pois nos sentimos importantes para quem demonstre interesse pelos problemas que temos naquele momento.

E não nos esqueçamos, ser solícito não custa nada e denota o quanto podemos ajudar, apenas com palavras amigas e gestos de carinho.

Abraços e bom domingo, cheio de solicitude 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em junho 18, 2017, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s