Difamar: atitude deselegante

Se não pudermos fazer elogios referentes a alguém que esteja sendo citado em qualquer ocasião, melhor ficarmos calados.

Esse conselho que recebi desde pequena de minha mãezinha, e que procuro seguir.

Claro que temos opiniões formadas sobre as pessoas, dependendo de suas atitudes, mas que vantagem temos em falar mal de alguém?

Creio que nenhuma, pois além de não ganharmos nada com isso, as outras pessoas que nos ouvem, podem até concordar conosco no momento, mas depois pensarão que falaremos o mesmo referente a elas.

Como diziam os antigos: “quem faz um cesto faz um cento”.

Normalmente conhecemos quem nos rodeia, e sabemos do que seriam capazes, tanto do lado bom quanto não tão elegante, mas o fato de divulgarmos sua imagem não nos adiantará em nada.

Cada um que faça suas descobertas, sem a nossa interferência.

Claro que se é algo que nos comprometa, ou muito sério, até deveremos prevenir o próximo, mas por diz-que-diz pura e simplesmente, é deselegante e impróprio.

E para nada servirá.

Fofoca é muito feio, e cria um clima de desconfiança para quem nos escuta, e difamar alguém demonstra uma grande irresponsabilidade, pois quem fala, muitas vezes repete algo que escutou, até mesmo de pessoas que teriam necessidade de alguma vingança a respeito de quem está difamando.

Vai saber?

Sem conhecimento prévio e seguro do que ouvirmos, devemos evitar de acreditar e muito menos de repetir o que ouvimos, sem termos a certeza de que não se trataria de algo leviano e pessoal.

E a difamação leviana pode ocasionar inimizades em quem acreditou no que ouviu, podendo mesmo perderem a ocasião de esclarecer se se trataria de verdade, ou simplesmente uma leviandade de quem iniciou a chamada fofoca.

Não nos esqueçamos de que a difamação fere a moral da vítima, que muitas vezes não teria o conhecimento de que foi vítima, e fica sem entender um afastamento de alguém que não teria se preocupado em esclarecer a verdade sobre algum fato exposto.

Dizer algo ofensivo à reputação consiste em atribuir a alguém fato determinado ofensivo à sua honra, e se efetiva quando uma terceira pessoa toma conhecimento.

Portanto, devemos ter muito cuidado quando nos referimos às pessoas, pois podemos estar destruindo sua reputação, provocando até mesmo o afastamento de amigos queridos, e que acreditam, sem julgamento prévio e pessoal, naquilo que ouviram, muitas vezes, de pessoas irresponsáveis.

FELIZ PASCOA! FELIZ PESSACH!

E um ótimo domingo, acreditando sempre nas bem intencionadas informações 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em abril 16, 2017, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Ótimo
    Gosto de ler o que Amanda escreve .
    Muito discernimento .
    Rosa

  2. Muito bom

  3. Hmmmm , mulheres de todo o mundo , de todas as idades , prestai atenção ….

  4. Amiga, difamação também pode ser crime. Feliz Páscoa! Chag Sameah! Regina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s