Ambição

Quando falamos em ambição, sempre pensamos no lado negativo dessa característica, mas, na verdade, isso não é real, pois ambição pode ser uma característica de vontade de lutar e de vencer.

Evidentemente, ao sentirmos esse propósito de alcançar algo que desejamos, não quer dizer que estamos sendo levados pela inveja ou qualquer outro mau sentimento, e sim o incentivo pela luta para chegarmos a um resultado que nos proponhamos.

Assim, é a aspiração por uma realização à qual nos propusemos e pode garantir uma luta e um desafio para atingirmos o resultado que perseguimos quando desejamos algo.

E também pode ser a motivação para se realizar o objetivo desejado, desde que dentro de limites, e que não seja fora de medidas de fidelidade, de educação e da decência sempre que se tenha atitudes normais e fiéis a um objetivo.

É um desejo natural tentarmos alcançar uma meta, seja em relação a estudo, profissão, social, e a ambição pode incentivar essa luta no sentido do progresso que o ser humano vem buscando.

O que se tem que temer e procurar é o controle dos sentimentos e ter em mente que a ambição, muitas vezes, gera atitudes nem sempre tão sinceras e elegantes. Importante se policiar para que a vontade de vencer algum desafio não seja motivo para comportamentos que não sejam sérios e honestos.

Mas, de outro lado, não nos esqueçamos de que ambição pode ser um sentimento benéfico, que nos faz crescer e nos impulsiona a dar o melhor de nós mesmos para obter aquilo que aspiramos.

Pois a ambição só é ruim, quando os meios para atingir nossos objetivos são prejudiciais para nós mesmos, ou ao meio que nos cerca.

Nosso objetivo tem a possibilidade de ser atingido quando cultivamos a determinação, que é o que faz com que consigamos atingir uma determinada ação.

Importante sabermos que a ambição saudável deve ser acompanhada da determinação na batalha que travamos para conseguirmos os resultados que desejamos e pelos quais estaremos lutando, com honestidade e força de vontade.

Ela pode ser muito positiva, dentro das medidas da decência e sem fazer mal a ninguém.

Se for construtiva, sem prejuízo para ninguém e fizer com que se lute e se empenhe para resultados positivos, não prejudica e pode colaborar para o progresso da ciência, de todos nós, e do mundo.

Na verdade, ambição pode significar criar seu próprio caminho na vida, saber o que se quer, e tentar chegar lá, importantíssimo, sem prejudicar a ninguém.

Sempre se diz que as pessoas ambiciosas são as que fazem o mundo girar. Mas muito importante manter sempre, dentro de cada nível e categoria da ambição, a honestidade de princípios.

Abraços e bom domingo, cheio daquela boa ambição – principalmente de ser feliz e conviver bem com o próximo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em março 19, 2017, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Adorei!! Acredito bem que ambição branca podemos chamar de garra, força… é boa e ambição negra, qdo se perde o controle e a honestidade já passa a ser ruim!!! Mas, a ambição é boa e necessária!!
    Muito bom seu parecer!!! Vc é admirável sempre….

  2. Dircineia marchi

    Como sempre muito bom!!! bjus DIDI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s