Polêmica

Há muito tempo escrevi outro blog com este titulo, e se repito este assunto, é porque me foi solicitado.

As pessoas se sentem muito incomodadas com polêmicas inúteis, sem nenhum propósito, que não leva a nada, a nenhuma mudança, e só cria um clima de insatisfação, pois não tem vencidos nem vencedores, só aborrecimentos.

E, muitas vezes, não chegamos a aprender ao assistirmos uma polêmica, pois ficamos muito preocupados com o clima de “guerra” que atinge as partes que participam da discussão.

E, na maioria das vezes, não se chega a conclusão que satisfaça a ninguém, e alguém acaba sempre desistindo, não levando a nenhum resultado com o qual podemos aprender algo.

Parece que no meio da exposição de conceitos, entra de uma das partes ou em ambas, um sentido de orgulho de não perder, e com isso se distorce a idéia original, passando para um aspecto de vaidade para ver quem vai vencer a discussão.

Claro que tem polêmicas que servem para esclarecer muitos conceitos, até mesmo os que já estaremos acostumados e sobre os quais não queremos ter outra maneira de encarar, mas se formos humildes, paramos para escutar, pois não estamos certos o tempo todo.

Devemos aprender a ouvir, consultar pessoas que têm mais experiência do que nós, que viveram situações diversas, e que tenham conseguido resolver de maneira adequada e conveniente suas vidas e circunstancias.

De fato, estarmos dispostos a ouvir é uma das condições principais para tentarmos aprender e encarar novas situações que se apresentam, um aprendizado natural.

A polêmica mal conduzida é que se torna um elemento perigoso, pois fica sujeita a gerar um mal estar e até mesmo uma inimizade, desnecessária e inconveniente.

Discutir sem necessidade e em ocasião inadequada só serve para criar conflitos e deixarmos de aprender algo que poderia ser de grande utilidade para nós.

Todos conhecemos pessoas que polemizam e provocam disputas em todos os campos, como na religião, na filosofia, na política, na personalidade de amigos, causando controvérsias em qualquer assunto, acho até que isso pode lhes dar certo prazer ao tentar impor seu ponto de vista.

Eu, pessoalmente, não gosto de polêmica, acho que não leva a nada, a não ser na área profissional, para desenvolvimento científico de algo importante.

Polemizar simplesmente por vaidade, temos que nos cuidar para que não aconteça, pois pode ocasionar sim, alguma inimizade, sem levar a algum resultado que nos ensine algo, seja em que matéria for.

Claro que não concordamos com tudo o que vemos e dispomos, mas tudo tem sua forma de ser da melhor maneira, e nosso objetivo deverá ser sempre agir de forma não agressiva e objetiva .

Abraços e bom domingo, não polêmico 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em fevereiro 26, 2017, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Maria Thereza Matarazzo

    Amanda querida ,fico ENCANTADA com as tuas considerações sobre os mais variados assuntos! Adorei os comentários sábios sobre a POLEMICA!!!Um abraco carinhoso M.Thereza

  2. Voce está certa, querida! Polemica não nos leva a nenhum resultado positivo. Bjs Regina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s