Comportamento

O comportamento se resume numa troca de ações e reações entre os seres vivos e o meio em que se encontram.

Claro que essa maneira de agir varia, de acordo com as solicitações do mundo exterior e também conforme as características psíquicas de cada um de nós, que podem ser adquiridas ou mesmo hereditárias.

Nossas atitudes e palavras dependem, evidentemente, de nossos interlocutores, se tratamos com uma senhora ou um cavalheiro, pessoa nova ou idosa, uma mais culta ou outra que não tenha tido a oportunidade de se instruir.

Evidentemente, obedecemos, na maioria das vezes, ao que tenhamos aprendido em nossa vida, mas temos que considerar as formas hereditárias, ou mesmo as adquiridas.

Geralmente, nos comportamos de acordo, até mesmo com a diferença de idade, de tempo de que dispomos, dos valores que recebemos em nossa vida, e de nossos pais, das diferenças que enfrentamos, do nosso nível de escolaridade em relação aos nossos circunstantes, e outras diferenças a que estamos sujeitos.

Mas, não podemos nos esquecer nunca dos princípios que nos norteiam, pois a convivência é importante e, muitas vezes, temos que ceder, e tentar compreender o comportamento e a maneira de encarar a vida que constatamos em quem nos cerca.

A nossa maneira de agir é, geralmente, resultado de nossa observação de vida, medida das consequências que poderão advir de nossa conduta, por isso não podemos nos descuidar de analisarmos as atitudes que tomamos em qualquer oportunidade que estejamos vivenciando.

Devemos cultivar a humildade, lembrando que nem sempre nossas ideias e convicções são as mais acertadas, e analisarmos se temos a capacidade de suportarmos tudo que poderá chegar, para não nos arrependermos depois.

Sabemos que mudar não é fácil, mas mesmo assim, devemos, de acordo com nosso raciocínio e boa vontade, tentar a devida adaptação a cada ocasião em que somos solicitados.

Precisamos dirigir nossa energia e emoção no sentido positivo, pois do contrário, essa força pode ser destrutiva, acarretando sofrimento, mas se for positiva, pode nos trazer paz de espírito e sobrevivência.

Cuidemos para não ficarmos sob o domínio de uma forte emoção, sem que tomemos consciência disso, para não sofrermos as consequências que poderão nos prejudicar, tanto física, quanto espiritualmente.

E, vamos aprendendo, mesmo com nossos possíveis fracassos, no sentido de conseguirmos corrigir os eventuais erros, para evitarmos que nossos sentimentos se tornem uma fonte de desventura, com possíveis implicações desastrosas e inesperadas.

Portanto, nosso propósito deverá ser de termos a preocupação de que nosso comportamento seja sempre adequado a cada situação que se apresente em nossa vida.

Abraços e bom domingo, bem comportados 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em janeiro 29, 2017, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Maria Thereza Matarazzo

    Querida Amanda como sempre adoro os teus comentários!!!Estou indo para Miami onde ficarei do dia 7 de fevereiro ate o dia 19 !Um abraco a todos Bjos M.Thereza

  2. Bom dia minha linda gostei muito, o comportamento esigI a ocasião,meus pesames para o Dr e vc,bjus e abraços.

  3. Cometir um erro ao digitar, mas tenho a humildade de lhes pedir desculpa, O nosso querido e tão inspirador Aberto Montalvão

  4. Olá!!
    Sou muito feliz por receber suas mensagens, como sempre tão sábias e que nos transmite luz e paz, sou leitor assíduo do Sr Augusto Moltavão e acredito que a força do energismo é adquirida, com reflexões e paciência, obrigado Amanda !!! Boa semana pra todos meu nome é Joaquim moro em Uberlândia Mg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s