Imparcialidade

Examinarmos a nós mesmos com imparcialidade no sentido de reconhecer nossas deficiências, pode nos trazer resultados especiais em nossa vida, mas não é fácil, pois tendemos a ser meio cegos para não vermos o que não nos agrada em nossa personalidade.

De outro lado, também devemos tentar ver nossas qualidades. O que vale é o equilíbrio de nossa percepção em relação ao que encaramos como características: qualidades ou defeitos.

Nossa análise deve e tem que ser imparcial, para conseguirmos progredir em nossas atividades, tanto em julgamento aos mais próximos, pois não somos infalíveis, quanto em atividades de outros, mesmo que não pertençam ao nosso círculo.

Tentemos nos lembrar de que errar é humano, como diz o velho ditado, e se temos a tendência de julgarmos o nosso próximo, tomemos muito cuidado para que não sejamos injustos e depois nos arrependermos com as consequências que poderão advir de nossa atitude.

Sermos imparciais sobre qualquer assunto que envolva terceiros, é uma característica de quem deseja errar o menos possível e, dessa forma, não comprometermos uma amizade que pode ficar abalada, sem que tenhamos feito algo com esse propósito.

Não privilegiarmos ninguém é o que temos a obrigação de ao menos tentarmos, para que a justiça sempre seja feita, pois a parcialidade pode beneficiar a pessoa ou o lado errado.

Claro que temos opiniões diferentes, mas sempre existirá um modo racional de conseguirmos ver e analisar situações em que somos consultados a opinar, e é nesse caso que devemos tentar sermos imparciais, para evitarmos de cometer injustiças que poderiam não ter a chance de serem corrigidas.

Não podemos passar o tempo tentando julgar a atitude de quem quer que seja, pois nós também somos falíveis e sujeitos a erros que serão julgados por outros.

Por isso, tão importante mantermos a imparcialidade em todas as nossas atividades e assuntos, principalmente os referentes a julgamentos que podem nos comprometer e, muitas vezes, nos prejudicar em algum momento de nossa vida, seja pessoal ou profissionalmente.

Evitarmos erros de opinião e ponderarmos sobre assuntos delicados, principalmente inerentes a terceiros, deve ser nossa preocupação sempre, para não cometermos injustiças referentes a amizades que são tão preciosas.

Abraços e bom domingo, bem imparcial e justo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em janeiro 15, 2017, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Adoro tuas dicas para melhorar como ser humano! Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s