Falar e escutar

Alguém já disse que quem fala, semeia; quem escuta, colhe.

Se pensarmos bem, grande verdade encerrada nessa frase, pois quem fala está tentando semear alguma idéia, algum princípio, algum ensinamento, enfim, tentando plantar algo na mente de seu próximo.

E quem ouve deverá ter um bom nível de atenção para que consiga captar os princípios expostos e o que estiver implícito naquilo que está sendo arrazoado.

Ouvir é uma arte, pois demonstra humildade no sentido de querermos aprender e atingir o que está sendo colocado por alguém mais informado ou mais velho que nós, que tenha, mais experiência no assunto em questão, naquele momento.

Se ouvimos com atenção, significa que teremos mais chance de aprender, e portanto de progredirmos no que estamos iniciando ou tentando iniciar a partir de nossa decisão.

Por isso se diz que, quem escuta, colhe.

Sem dúvida, colherá mesmo, não só conhecimentos, como maneira de fazer para que tudo possa correr de acordo com seus objetivos naquele momento; a partida está dada, pois o fato de tentarmos ouvir já é um sinal de que desejamos aprender.

O que já significa humildade, digno de ser recompensado pela aprendizagem que chegará através de ensinamentos, e isso independe de idade, de nível social, de capacidade de aquisição. Depende somente da atenção que se dispensa a determinada informação.

Os dois objetivos são dignos de nota: quem estiver semeando, pela sua falta de apego merece ser ouvido, pois estará dispondo de seu conhecimento deixando de fazer algo por si mesmo naquele momento.

E quem está escutando, portanto colhendo conhecimentos, atento no que está sendo dito ou exposto, também merece nossa atenção, pois esse conhecimento adquirido poderá ser alvo de uma proposta de emprego, uma viagem proveitosa culturalmente, ou algo assim.

Mas para que possamos aproveitar bem quem nos fala, temos que saber ouvir e saber também calar, pois muitas vezes, temos o impulso de falar sem ser o momento oportuno e com isso cometermos erros de difícil reparação.

Outro aspecto que devemos cultivar no ouvir, é não agirmos como se fôssemos donos da verdade, tentando convencer o outro de nossas idéias e convicções.

Chefes deveriam cultivar a humildade de escutar seus subordinados, e eliminar a idéia de que sabem mais do eles, pois se formos humildes, podemos aprender muito com quem estamos chefiando.

Tive, algumas vezes, dúvidas em relação ao meu trabalho, e não hesitei em consultar   a pessoa que chefiava minha equipe e que me ajudou a solucionar, por diversas vezes, problemas de natureza técnica. Respeitei o fato de ter menos idade que essa chefe, e portanto, menos vivência em relação a uma série de problemas que ela teria vivenciado e eu não.

Reconhecer a capacidade de quem nos rodeia é uma característica que devemos desenvolver, pois servirá sempre de grande auxílio na resolução de problemas.

Por isso, saber escutar é um dom que devemos desenvolver, porque provavelmente nos servirá sempre de auxilio em alguma ocasião.

Vamos nos expressar no sentido de ajudarmos nossos circunstantes e também nos valermos de opiniões expressadas por eles quando delas precisarmos.

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em julho 31, 2016, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Essencial e premente , sábia Amanda , este seu perfeito artigo . Todos falam e poucos ouvem e vc é um modelo de receptividade e generosa atenção ao conversar com os mais diversos tipos de pessoa …

  2. Maria Thereza Matarazzo

    Amanda querida,como sempre os teus comentarios sao sempre SABIOS!!!1Adorei ,falar e escutar! Tambem adorei a tua visita! Bjos m,Theresa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s