Adversidades

Encontramos em nossa vida momentos de adversidade onde precisamos conservar nossa calma e nosso raciocínio em ordem, para conseguirmos resultados que nos livrem de situações mais difíceis e das quais não consigamos sair de maneira satisfatória.

Claro que, muitas vezes, não se torna fácil resolvermos de modo mais tranquilo acontecimentos difíceis e problemáticos, mas devemos tentar para que possamos atingir aquilo a que nos propusermos ao iniciarmos determinado intento.

Podemos ter uma vida tranquila em vários sentidos, e de repente sermos sujeitos a situações de solução quase impossível, mas é nesses momentos que temos que fazer um esforço para mantermos a calma e o raciocínio, afim de conseguirmos enfrentar as adversidades que chegarem e que são habitualmente de difícil resolução.

Adversidades chegam sem que possamos ter, muitas vezes, nenhum aviso prévio para que tenhamos a chance de nos prevenirmos e conseguirmos resolver e tomar decisões adequadas a qualquer situação que se apresenta naquele momento.

E, na verdade, temos que identificar as adversidades, pois o que acharmos ser algo ruim para nós, se analisarmos friamente pode até mesmo se tornar algo produtivo, com resultados inesperados, e de aparência não tanto notável à primeira vista.

Portanto, o que chamamos inicialmente de infortúnio pode até se tornar motivo de boa sorte, e como resultado nos trazer momentos de felicidade e de realização.

As adversidades, normalmente, nos chegam de surpresa, ninguém consegue prevê-las, mas o que devemos seguir em nossa vida são princípios de prevenção em qualquer setor de atividade humana, tanto em nossa vida particular, como social e profissional.

Se agimos com lealdade, sinceridade, de maneira proveitosa tanto para nós, quanto para o nosso próximo, provavelmente já teremos eliminado uma grande porcentagem de possibilidade de incorrermos em erros, que normalmente cometeríamos sem essa prevenção inicial.

Não nos esquecendo de que a adversidade, muitas vezes, nos desperta capacidades que, em épocas e circunstâncias normais, teriam nos passado desapercebidas.

Temos que tomar muito cuidado para lidar com o infortúnio, pois ele normalmente é intensificado pela confusão que se instala em nosso espírito, trazendo, portanto consequências para nosso corpo, com a preocupação intensa que nos domina ao nos depararmos com situações de dificuldade que chegam.

Portanto, a maneira como lidamos com a adversidade pode definir nossa vida e também nosso caráter e forma de ver e encarar os problemas, pois se tentarmos manter nosso sangue frio na medida do possível, teremos mais chances de vencermos as dificuldades que nos chegam.

Fácil?

Claro que não, pois a adversidade, o infortúnio podem chegar como consequência de doença, conflitos, perdas e, difícil será encararmos com alegria, mas pelo menos não vamos nos deixar entristecer a um ponto que nos provoquem doenças maiores.

Superar adversidades é um desafio, mas antes de nos desesperarmos, procuremos nos munir de atitudes serenas, que poderão nos ajudar à superação.

Feliz Dia das Mães, para todas as mães e filhos!

Abraços e bom domingo, sem adversidades 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em maio 8, 2016, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. E a oportunidade pode vir disfarçada de infortúnio …

  2. Maria Cândida Neves de Carvalho

    Muito bem colocado o problema da adversidades quem de nós não passa por uma série de adversidades na vida?Gostei do texto e a maneira como lidar com os infortúnios você foi de uma lucidez e inteligência que só ajudará os que lerem um artigo como este.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s