Doações

“O que a mão esquerda dá, a direita não precisa saber”.

Aprendi, desde cedo, essa grande verdade.

Minha mãe era uma pessoa doadora, por natureza, e ninguém necessitando de um auxílio, sairia de perto dela sem receber alguma ajuda, fosse de uma palavra amiga ou doações materiais.

Quando alguém tentava alertá-la se realmente essa pessoa necessitava mesmo do que pedia, ela sempre dizia que, pedir sem necessitar, a humilhação é bem maior, e na verdade, seria mais um problema de quem pede do que de quem atenderia o pedido.

Então, nunca acreditamos que uma pessoa pudessse pedir sem precisar, e fazemos a nossa parte, auxiliamos sem julgar.

E o pedido nem é somente de bens materiais. Muitas vezes, as pessoas que nos procuram gostariam de ouvir até mesmo somente nossa opinião a respeito de alguma decisão que envolveria uma mudança, uma atitude que poderia mudar toda uma vida.

Isso é um posicionamento, que se não o tivermos inato, devemos e poderemos desenvolvê-lo.

Mesmo que a doação possa ser rotulada de um certo egoísmo, pelo fato de nos sentirmos gratificados em dar, de qualquer forma, o receptor terá sido beneficiado.

É importante estarmos atentos ao fato de posssuirmos mais do que a pessoa que nos solicita algo, e, assim, nossa obrigação é sempre tentar diminuir, na medida do possível, essa distância incomodativa.

Doar sempre faz bem, porque é uma ação de mão dupla, faz bem a quem doa, por sentir a felicidade de ajudar, e a quem recebe, que irá usufruir do bem recebido.

Isso falando de bens materiais, que ajudam sempre, seja para manutenção de alguma instituição que auxilia o próximo a se curar ou a se reerguer, seja de criarmos a condição de ajuda espiritual, com uma palavra amiga que possa diminuir um sofrimento de alguém.

Mesmo porque a solidariedade não se limita somente a bens materiais, mas podemos aliviar a agonia de uma pessoa, muitas vezes, com palavras acertadas até para que se resolva uma difícil situação.

Se somos procurados e instados a dar uma opinião, por exemplo, a alguém que se acha em dúvida a que caminho seguir, quem sabe uma opinião sincera e bem pensada pode até mesmo mudar uma vida?

Nesse caso, estaremos doando nosso tempo e raciocínio, e expondo mesmo nossa experiência de vida para tentar mudar o caminho da pessoa, e para que tudo possa lhe ser mais aproveitável e agradável.

Doando nosso tempo, muitas vezes poderemos escutar, o que é cada vez mais difícil, pois todos têm seu rítmo de vida intenso, mas se escutamos, teremos condições de raciocinar junto com quem necessitou de nossa opinião.

Muitas vezes o tempo é pouco, comparado ao bem que pudermos fazer, simplesmente escutando e, se possível, opinando sinceramente.

E, nesse caso, certamente ficaremos felizes por termos doado nosso tempo, sem nos prejudicarmos sob nenhum aspecto, de termos ajudado, possivelmente mudando uma trajetória para melhorar uma existência.

Para isso, temos que ter em mente que doar, seja material, espiritual ou mesmo fisicamente, nos fará bem, em primeiro lugar, e com certeza ficaremos felizes ao assistirmos resultados que podem acrescentar para a felicidade de alguém.

Abraços e sejam felizes, com muita doação, principalmente de si mesmo!

Desejo a todos Boas Festas, Feliz Natal e um Ano Novo repleto de muito amor, paz, saúde e realizacões!

Bom domingo e Feliz 2016!

Inteligência Social retorna no inicio do ano 🙂

Abraços,

Amanda

Anúncios

Publicado em dezembro 20, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. AMANDA
    è demais gostoso ler suas crônicas domingueiras.

    Se não tiver no domingo não será domingo

  2. Querida, belo texto! Tambem lhe desejo Boas Festas, Que Deus a abençoe. Beijos, Regina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s