Abrir espaço

Muitas vezes, nos fechamos para qualquer tipo de idéias que alguém poderia nos dar e que seria ótimo para nossa vida, e até mesmo mudá-la.

Mas isso, se abrirmos espaço para outra opinião que não seja exatamente a nossa, pois podemos não estar vendo ângulos que nos passassem desapercebidos, e por isso, as soluções que tomemos não sejam exatamente adequadas para a ocasião que nos estão sendo apresentadas.

Abrir espaço pode significar a diferença entre o fracasso e o sucesso.

Alguém já disse, em clima de boa vontade, quando não puder ajudar, não atrapalhe.

Claro, isso dito em meio tom de brincadeira pode não significar muito, mas se levarmos a sério, veremos que tem muita profundidade.

Obviamente, devemos dar uma opinião se formos chamados a fazê-lo, pois de outro modo, corremos o risco de parecermos atrevidos, mas se formos instados a opinar, temos até mesmo a obrigação de expressar nosso ponto de vista, pois uma idéia pode transformar toda uma vida.

Cultivar a humildade e tentarmos saber quando precisamos ouvir uma pessoa mais experiente do que nós, é uma característica que podemos desenvolver, se tivermos a modéstia de reconhecer que não somos infalíveis e nem somos conhecedores de tudo nesta vida.

Devemos ter a consciência de que nem tudo o que ouvimos será aproveitável, mas analisando com objetividade as idéias que nos chegam, seja por que meios forem, podemos discernir quais delas se adaptam mais à nossa idéia inicial e nossa propositura a respeito do assunto em foco.

Vemos os mais diversos tipos de características em pessoas com quem convivemos, as que gostam e até apreciam uma opinião embasada em fatos e acontecimentos, e outras que se julgam sempre donas da verdade e que jamais aceitariam qualquer tipo de idéias, que classificam até mesmo de “palpite”.

Obviamente, uma opinião deverá ser solicitada a quem de direito, com conhecimento da causa à qual nos referimos, e depois, nós mesmos poderemos fazer um julgamento da viabilidade do que nos foi sugerido e estudarmos a possibilidade de ser viável ou não.

Por isso, é muito delicada a situação de se opinar algo a alguém que não esteja devidamente preparado para ouvi-la e estudá-la, pois essa pode fazer a grande diferença numa empreitada, seja ela de que âmbito for.

Mas, se nosso espaço estiver aberto para novas idéias, teremos a possibilidade de podermos inovar, mudar, e recriar muitas situações em nossa vida, sempre desenvolvendo e cultivando a humildade de saber que existem pessoas mais conhecedoras do que nós.

Abrir espaço é, sem dúvida, uma maneira de conseguirmos resolver, muitas vezes, problemas para os quais, antes, nem teríamos a oportunidade de fazê-lo.

E para isso, desenvolvamos, primeiramente, nossa humildade no sentido de conseguirmos escutar, o que hoje em dia está muito raro, pela própria falta de tempo em função de atividades que todos desenvolvemos simultaneamente.

Tenhamos nosso espaço aberto a novas amizades e idéias que sempre nos trarão um aprendizado, e para isso temos que estar receptivos e até agradecidos.

Abraços e bom domingo, e abra as comportas!

Amanda

Anúncios

Publicado em outubro 18, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Lindo texto Amanda querida! Realmente temos de estar sempre abertos a novas ideias, novas tendências, embora o nosso cotidiano e nossa forma de agir nem sempre concorde com novidades!
    Muitas vezes o novo é um enigma, uma incerteza!
    Mas tentar manter a mente e o coração abertos com certeza nos propiciará maior alegria e esperança num futuro melhor!
    Super beijo e saudades
    Sueli

  2. Muito bom, como sempre. Estou sempre aberta para o teu conhecimento da vida e teus conselhos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s