Amor desinteressado

Alguém, outro dia num papo amigável, usou essa frase que fez a todos presentes refletirem sobre o assunto.

É uma expressão muito usada, sabemos que devemos amar com amor desinteressado, em todos os sentidos, e falamos muito nisso.

Mas será que praticamos?

E quando falamos em desinteresse, atingimos muitos aspectos do amor, mas sempre se pensa na área financeira, quando o que quero abordar aqui, além disso, seria sob outros aspectos, tais como sociais, culturais, físicos e mentais.

Muitas pessoas usam seus semelhantes, até sem se darem conta disso, baseados na desculpa de amá-los, quando, na verdade, estariam se aproveitando de algo que lhes beneficia de alguma forma.

Isso é amor?

Podemos até achar que não, mas é uma forma de amor, do ponto de vista de cada um.

O amor desinteressado independe das diferenças, claro, mas precisamos nos inteirar conosco mesmos de que é amor, e não somente a vaidade da conquista, perfeitamente natural no ser humano.

O amor desinteressado não visa posição, seja social, financeira ou intelectual, mas sim uma afinidade, acima de tudo, de propósitos na vida diária, nas atividades individuais, pois além do amor, temos também a parte prática da vida de cada um de nós.

E amar não se trata somente de romantismo entre dois seres, mas também o amor que sentimos por amigos que cada vez que conhecemos, amamos mais e vamos descobrindo características com as quais nos identificamos.

Assim, com amor, a vida fica mais fácil e a convivência leve, se fazemos o possível para que tudo possa correr bem, e se temos a disposição de ajudar a quem precisa, pois tudo é uma forma de distribuir a força e contribuir para que as possíveis desgraças fiquem com menos intensidade e mais suportáveis.

O amor verdadeiro não pede, ele recebe sempre, e precisamos saber receber, sem muita cobrança que só pode atrapalhar o relacionamento e com isso colaborar para o não seguimento de uma relação que poderia ser sadia e duradoura.

Existem diversas formas de amor, um dos maiores é o amor de mãe, que em geral é generoso e altruista, sem cobranças que jamais poderiam ser obedecidas, pois só trariam frustrações.

Devemos e podemos viver com amor, desde que ele possa nos cercar para trazer alegrias, nos animarmos a realizações que projetamos, e se não puder ajudar, que não atrapalhe, pelo menos.

Nosso interesse nos amigos deverá depender, não da quantidade, mas da qualidade da relação que temos com eles, na confiança que nos inspiram e que inspiramos.

Se o amor for simplesmente por interesse, é um problema, pois se cessar a causa principal, cessará também o interesse, portanto, o amor que sentimos deverá ser realmente por causas positivas e reais, como afinidades, carinho, honestidade acima de tudo nos nossos propósitos.

Assim, podemos fazer de nossa vida uma festa constante, dependendo de interagirmos com as pessoas com as quais temos interesses em comum, seja em que área for.

Abraços e bom domingo, com interesses justos e cheios de amor 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em outubro 11, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Como sempre vc mi sorprende amiga linda Fantastica Definicao ! ❤️ beijos

  2. Sublime a ligação com alguem , amor ou amizade, sem nenhum motivo :
    “Parce que c’était lui ; parce que c’était moi “

  3. EXCELENTE ARTIGO AMANDA!…COMO TODOS OS SEUS O SÃO!…MAS O DE HOJE ME DISSE MUITAS COISAS,NAS QUAIS EU CONCORDO!…
    GRATA PELO CARINHO DE COMPARTILHAR!…
    BOA SEMANA E BOM FERIADO PRA VC!…
    ABRAÇOS DE GRATIDÃO DA REGINA

  4. Realmente o amor genuíno, tem uma frase que fala sobre o amor.
    “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
    Amanda que Deus continuei sempre usando sua vida para nos deixar estas palavras maravilhosas.
    Um grande início de semana.
    Nene

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s