Lealdade

Gosto muito de citar frases que lemos, mas que o sentido, muitas vezes, nos passam desapercebidos.

Uma delas: “O sangue faz um parente; mas só a lealdade faz uma família”.

Realmente, tenho sempre em mente a importância da lealdade em nossas vidas, pois sem ela não há amizade que perdure, nem confiança que possamos sentir, a não ser nas pessoas que nos demonstraram lealdade de caráter.

Agir com lealdade é importantíssimo sob todos os aspectos, pois ela faz com que passemos a ter ou não confiança em alguém mais ou menos próximos de nós.

E isso sob todos os aspectos, pois quando falamos em lealdade, pensamos, em princípio, em lealdade amorosa, no propósito de não trairmos a pessoa amada, mas, na verdade, a lealdade não se refere somente a esse tipo de relacionamento.

Envolve uma série de aspectos, pois se convivermos sem ela, teremos e criaremos problemas de convivência, seja na área pessoal, seja sob aspecto comercial, social ou cultural.

Com referência, por exemplo, a uma amizade que tenhamos conquistado exatamente por termos tido atitudes leais, podemos imaginar o desastre que seria se tivéssemos agido com deslealdade, quebrando um segredo ou dizendo ofensas que pusessem em dúvida o nosso sentido de fidelidade.

Também se tratando de lealdade cultural, como imaginar colocarmos como originária de nossa criação uma idéia que acabamos copiando de alguém e divulgando como se a tivéssemos criado?

A deslealdade é uma característica feia e mesmo que tenhamos, inadvertidamente, alguma atitude desse tipo, temos o dever de admitir e de nos desculparmos, tentando corrigir o erro inicial.

No aspecto social, importantíssima a lealdade com os amigos em todos as facetas de nossas atividades, procurando valorizar as pessoas com quem nos damos, seja na maior ou menor intimidade.

Respeito é muito bom e o ser humano é sensível à lealdade que se lhe oferece, seja de amigos, de relacionamento amoroso, de troca comercial ou simplesmente social.

Devemos cultivar a lealdade seja sob que ponto for, até mesmo se tivermos que copiar alguém, pois se formos sinceros e jogarmos de maneira honesta, copiar significa um elogio, principalmente se dissermos que copiamos porque gostamos.

Importante mesmo é, como se diz, jogar limpo sempre.

A lealdade em relação ao ser amado, por exemplo, é mais do que uma característica, uma obrigação, pois desde que escolhemos uma pessoa para nossa convivência, temos até mesmo como o principal dever de lhe dedicar nossa fidelidade absoluta.

Isso desenvolve uma confiança mútua e faz com que nossa vida seja pontuada de momentos felizes sob qualquer circunstância que se apresente.

E como sabemos, confiança não se impõe, adquire-se, com o comportamento do dia a dia sob aspectos os mais variados.

Lealdade de comportamento com nossos amigos nos faz mantê-los, lutando sempre pelo bem estar mútuo e constante, pois a confiança se instala dependendo das atitudes de ambos os lados.

Lealdade e fidelidade andam de mãos dadas.

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

 

Anúncios

Publicado em agosto 30, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Amanda
    A lealdade sempre deve estar em nosso coração, devemos ser leais com todos, conhecendo ou não as pessoas.
    Lindo texto.
    Um final de semana abençoado.
    Nene

  2. Sim, Amanda, que consolo é a Lealdade….

  3. Estamos todos num mesmo barco em mar tempestuoso e devemos uns aos outros uma terrível lealdade.”
    (G.K.Chesheston)

  4. Sueli Puccinelli Geraldi

    Amanda
    Adoro ler os textos que você tão bem escreve! Já fazem parte do meu domingo! Aguardo ansiosa para saber o tema do dia! Lealdade tem a ver com correção moral, ética, bons princípios!
    Ser leal significa ser parceiro em todas as horas, boas e ruins! No campo amoroso, da amizade, nos negócios!
    Se houvesse lealdade em tudo, viveríamos melhor e mais felizes!
    Grande beijo querida!
    Sueli

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s