Perdão

O perdão é considerado um esquecimento total de alguma ofensa que tenha sido proferida, ou alguma atitude intempestiva que se tenha tomado, mesmo tendo sido sem pensar e sem considerar circunstâncias, nível de amizade, etc.

É uma relação importante entre quem perdoa e quem é perdoado, pois dependendo do tipo de ofensa, muitas pessoas consideram difícil perdoar.

Mas é algo sublime e esse sentimento deve ser cultivado.

E nem sempre são necessárias muitas palavras, mas atitudes de perdão, muitas vezes silenciosas, e um simples sorriso podem significar uma demonstração de que tudo o que foi ofensivo de alguma forma, tenha sido perdoado e esquecido.

Para a parte ofendida, tudo o que tenha sido tomado como ofensa deve ser esquecido e perdoado. E para quem ofendeu, o pedido de perdão é uma nova chance de convivência.

Claro que tudo isso pode ser evitado, se pensarmos antes de emitirmos alguma idéia ofensiva contra alguém.

Ninguém é dono da verdade, e se tivermos isso em mente, possivelmente erraremos menos e teremos menos necessidade de impormos nossos conceitos com palavras menos gentis, e com isso ofenderemos menos os nossos interlocutores.

Isso também nos permitirá errarmos menos, nosso controle nos levará a emitir nossas idéias e conceitos não tão duramente, e dessa forma evitaremos de nos arrependermos e com isso termos a necessidade de pedir perdão.

Mas se erramos e tomamos consciência do erro através de um pedido sincero de perdão, ele deve ser concedido sem nenhuma expectativa de compensação, simplesmente por um sentido de arrependimento por alguma atitude que tenhamos tomado sem pensarmos primeiro nas consequências que poderiam advir.

O fato de nos arrependermos por alguma falha que tivermos cometido contra alguma pessoa já é algo de positivo e fará com que nos sintamos mais humanos e dignos de perdão.

Não somos infalíveis, e por isso temos que estar conscientes de atos falhos que possamos cometer.

Já ouvi muitos dizerem: “perdoei, mas não esqueci”.

Será válido? Não sei responder a essa pergunta, mesmo porque não tenho a solução, somente a opinião que emito como pessoa que também tem suas falhas.

Não pretendo estar correta sempre, mas tenho a tendência pessoal de tentar entender e perdoar quando sou a pretensa vítima de alguma atitude que considerei inconveniente.

Sempre tento perdoar alguma injustiça cometida contra mim.  E quando perdôo, esqueço.

Me sinto melhor 🙂

Abraços e bom domingo,

Amanda

Anúncios

Publicado em junho 7, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Perdoar para sobreviver…muito bom, Amanda!

  2. Amei a forma que foi expressado sobre o perdão , hoje sei que perdoar e pedir perdão nos deixar livre de qualquer peso sentimental . Deus na sua palavra fala que devemos perdoar setenta x sete.
    Um grande abraço e uma semana maravilhosa.

  3. Querida Amanda, bonito o que você falou sobre o perdão.
    Não tenho dificuldade de pedir perdão ou desculpas.
    Tenho dificuldade em perdoar quando tenho razão.
    Esta é minha visão filosófica e pessoal.
    Tenho uma visão hilária que nos remete a historia da música brasileira: A primeira é de Ataulfo Alves que cantou “perdão foi feito pra gente pedir”. A segunda é de Vicente Celestino que diz “eu disse que te perdoava mas não disse que reconciliava”.
    Bjs

  4. Querida Amanda, nos faz bem perdoar as ofensas recebidas. Pois, remoer mágoas é parar no tempo. No entanto, há ofensas tão sérias, que embora perdoemos, moralmente somos obrigados a romper com o ofensor. beijos e boa semana

  5. Maravilhoso conselho! Complicado de aplicar mas devemos nos esforçar cada dia mais!

  6. Te conheço há muito tempo. Sei que você é exatamente assim. Saudades!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s