Palavras

“Ao dizer algo, cuida para que tuas palavras não sejam piores do que o silêncio”.

Sempre ouvi de meus pais que a palavra é de bronze e o silêncio é de ouro, e acho esse ditado uma grande verdade.

Devemos ter muito cuidado ao usarmos palavras sem que nos policiemos, pois podemos incorrer em ofensas sem que tenhamos planejado fazê-lo.

O arrependimento não anula o que foi dito, fica registrado na mente de quem sofreu o insulto, e, muitas vezes não nos dão a oportunidade de uma explicação para que possamos nos sentir perdoados, ou pelo menos desculpados e compreendidos.

Por isso, devemos evitar de emitir uma opinião sobre alguma pessoa, algum episódio ocorrido com alguém a quem queremos bem, pois podemos nunca ter a chance de nem mesmo um pedido de desculpas.

Claro que devemos e podemos ter uma opinião formada sobre algo ou alguém, mas a cautela que devemos cultivar é de sabermos como emiti-la sem palavras ofensivas ou comprometedoras.

É complicado e nos perguntaremos, então, se temos que deixar de ser sinceros e dizer o que pensamos, e nesse caso sermos considerados fingidos.

E como também nos escusarmos sem parecer que somos pessoas sem uma posição sobre nenhum assunto?

É delicada a posição e o encontra do equilíbrio entre falarmos o que acreditamos sem que ofendamos pessoas ao nosso redor, lembrando que uma vez que expressamos nossos conceitos ou a imagem que fazemos de alguém ou de algo, aquilo fica indelevelmente registrado na mente que nos inquiriu a respeito.

Como sair dessa?

É realmente difícil. Creio que temos que emitir uma idéia sem nos fixarmos como donos da verdade, sendo sinceros, mas nos cuidando para aceitarmos opiniões divergentes das nossas e até mesmo raciocinando juntos no sentido de termos a humildade de mudarmos nossas idéias, e até conceitos.

Claro, não devemos usar o silêncio com uma arma de defesa ou como um disfarce para não dizermos o que pensamos, ou termos o receio de ofender alguém.

Mas a palavra representa nosso pensamento, assim tomemos cuidado ao emiti-la pois sua má interpretação pode levar a consequências que nem havíamos imaginado se fizermos um mau uso dela, e talvez em um momento inadequado.

O que devemos é realmente pensar bem antes de falar, não nos esquecendo nunca do peso da palavra, ela tanto pode ser benéfica, prazerosa, provocar bons sentimentos e alegres reações, como pode acontecer exatamente o contrário.

Assim, vamos tentar distinguir bem as situações e oportunidades onde usamos o silêncio ou a palavra.

Ambos têm seu momento.

Um sábio romano já disse:

“O que você vai dizer antes de dizer à outra pessoa, diga a você mesmo”.

Pode ser que você reavalie e nem diga nada.

Mas se usar da palavra, não custa nada aliá-la a um sorriso.

Experimente!

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em abril 26, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Que palavras maravilhosas, devemos mesmo refletir antes de falarmos, já passei por situações que as palavras deixaram marcas no coração, só o tempo foi limpando o que foi dito.

    Um grande bjs.
    Nené

  2. Corretíssimo como se expressa.
    A palavra dita, em qualquer aspecto ou situação, deve ser honrada e valorizada por quem a profere.
    Razão pela qual ela deve partir do respeito, da prudência, do conceito, da reflexão e da experiência para que não resulte sem fundamento e sem representação nas relações humanas. Bjs

  3. Sueli Puccinelli Geraldi

    Lindo ensinamento querida Amanda! Devemos sempre contar até dez ou quem sabe até mais antes de dizer alguma coisa que possa ofender ou machucar o próximo! Se todos pensassem antes de falar a vida seria mais fácil e viveríamos mais felizes!!
    Super beijo! Sueli

  4. E uma vez lançada, a palavra voa irrevogável. (Horácio)

    Perfeito, Amanda, ainda mais pra nós mulheres que, não raro, falamos demais….

  5. Querida Amanda, tu sim é sábias com as palavras! E as coloca divinamente nos teus post que enriquecem nosso domingo e nos ensina sempre a sermos pessoas melhores!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s