Perseverança

 

Característica de quem persevera, de quem insiste na realização de algo que imaginou poder servir ao próximo, ou à humanidade.

Seja no âmbito particular, seja em benefício da sua saúde, seja para seu bem estar, é muito válido perseverar, insistir numa determinada realização que, se for construtiva, poderá transformar sua vida — ainda que seja simplesmente para sua alegria e concretização de um sonho ou de algum projeto.

É válida a insistência para a realização de qualquer atividade para a qual nos propomos, e da qual nos beneficiaremos, como a organização de nossa empresa ou de nossa casa, locais que, de alguma maneira, usufruímos no nosso dia a dia.

Os resultados que esperamos normalmente chegam de acordo com a dedicação que nos dispusermos a oferecer, e as consequências quase sempre dependem desse cuidado que tivemos no estudo e no planejamento de cada atitude que tomarmos desde o início do projeto até o final de sua realização.

Isso tudo deveremos inteiramente ao tipo e intensidade da dedicação que tivermos em favor da concretização desses projetos.

Entra em desafio a capacidade de suportarmos situações com firmeza, mesmo diante de dificuldades que tenhamos de enfrentar e que exigem de nós uma grande força de vontade para sua realização.

A perseverança é extremamente importante para atingirmos nossos objetivos de vida, de sucesso que visualizamos nos nossos planos, nas atividades iniciadas e cujo término dependerá de nossa força de vontade e determinação.

Podemos dizer que a perseverança tem como seus sinônimos a constância, a persistência e a tenacidade, que muitos chamam, desdenhosamente, de teimosia.

E o mais importante, mesmo nos dedicando e praticando a perseverança como sempre digo, devemos não nos deixar impressionar caso não consigamos os resultados para tudo o que lutamos, pois muitas vezes o que desejamos nem seria para o nosso bem.

Não se trata de conformismo, e sim de sentido de realidade, para evitarmos o sofrimento desnecessário e, muitas vezes, fora de nossa capacidade de superação.

Por isso, tentemos evitar as decepções que nos levam a desgostos desnecessários.

Perseverar é, antes de tudo, lutar, continuar a luta e saber quando, mesmo lutando, tudo pode não corresponder ao que esperávamos por circunstâncias adversas ao nosso meio, à nossa vontade, ou mesmo ao nosso desempenho, pois, por mais que nos esforcemos, existem momentâneas circunstâncias intransponíveis.

E lembremo-nos sempre dos sábios dizeres:

“Concede-me Senhor!

A serenidade necessária

para aceitar as coisas que eu não

posso modificar.

Coragem para modificar

aquelas que eu posso

e sabedoria para

distinguir umas das outras”.

 

Abraços e ótimo domingo 🙂

Amanda

 

Anúncios

Publicado em fevereiro 1, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Querida Amanda:
    Belas palavras, belos estímulos.
    Perseverar em busca do possível é resultado de auto conhecimento e confiança própria na busca de objetivos.
    Bjs.

  2. Texto perfeito , a ser frisado e repetido , particularmente para os jovens…

  3. BOA TARDE E GRATA PELAS POSTAGENS TÃO GRATIFICANTES SEMPRE!…BJS DA REGINA SIM

  4. Maravilhoso! Acertadíssimo! Como todas suas publicações…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s