Razão

Assunto delicado, pois a primeira impressão quando falamos em razão, sobre sermos racionais, é de frieza, de raciocínio absoluto, como se não nos preocupássemos muito com o coração.

Notamos que as pessoas ficam muito surpreendidas e admiradas, tendo uma falsa idéia de que se usamos a razão, não temos emoção e somos pessoas frias.

Falsa impressão, pois o fato de sermos racionais não quer dizer que nossos sentimentos não existam, mas sim que podemos evitar de tomarmos atitudes das quais nos arrependamos depois.

Eu ouço desde pequena: “não foi por acaso que a cabeça nasceu acima do resto do nosso corpo”.

Claro que sentimentos devem ser desenvolvidos, pois sem eles é impossível amarmos e sermos amados. E cultivar o amor é extremamente importante entre os seres humanos.

Mas sentimentos não devem tomar conta de nossa mente ao ponto de agirmos com desespero e esquecermos de nossas atividades cerebrais. Se agimos somente obedecendo a sentimentos, seguramente nos esqueceremos do lado prático da vida e estaremos sujeitos a provocarmos consequências muitas vezes insolúveis.

Através do uso da razão, a mente humana chega a conclusões partindo de suposições e premissas e nos permite identificar conceitos, resolver problemas que surgem em nossas vidas e encontrar soluções e coerência em todas as ocasiões.

Na verdade, a razão pode ser uma das maneiras mais viáveis de se descobrir o que é legítimo ou verdadeiro.

Claro que não devemos ser implacáveis e donos da verdade, mas se usarmos a razão, possivelmente, diminuiremos as possibilidades de erros, em todos os aspectos.

Quanto mais pensamos, mais tendemos a errar com menos intensidade. Evidentemente, sem nos esquecermos do nosso coração. Sem emoções, ficaríamos muito duros, e o amor é a mola do mundo.

Mas, ao mesmo tempo que usamos nosso sentimento, devemos pesar a que ponto a razão pode ajudar no equilíbrio de reações para não nos expormos a resultados indesejáveis.

Como sempre, o equilíbrio é o ideal.

Claro, estamos sempre tentando encontrar o ponto perfeito entre a razão e a emoção, e sabemos que não é nada fácil.

Mas se tivermos essa consciência, poderemos diminuir as chances de errarmos ao colocarmos os dois sentimentos de maneira desequilibrada e, nos prejudicarmos, sem chance de retorno.

O fato de raciocinarmos em relação às nossas atitudes não anula de forma nenhuma nossa emoção, sentimento ou amor.

Simplesmente, raciocinando e planejando podemos evitar muitas decepções, atitudes erradas das quais nos arrependamos depois e muitas derrotas, pois colocamos todas as hipóteses na mesa.

E com isso, diminuiremos as chances de fracassos ou desapontamento.

Tento sempre colocar minha cabeça para pensar bem antes de tomar qualquer atitude, lembrando que não é por acaso que ela nasceu acima do resto do nosso corpo  🙂

Fácil nem sempre é, mas o jeito é tentar!

Abraços bom domingo,

Amanda

Anúncios

Publicado em janeiro 18, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Oi querida, você está coberta de RAZÃO.
    Existe um principio de justiça que diz: “tratamento igual aos iguais e tratamento desigual aos desiguais”.
    Exercitar este principio é, também, exercitar a racionalidade na solução de conflitos pessoais ou gerais.
    Baseado nele, deixar a emoção de lado e usar a razão nos permite chegar a conclusões que assegurem o direito, a ética, a verdade e o entendimento.
    Beijos

  2. Maravilhoso artigo. Muitos deveriam refletir sobre isso no dia a dia
    Bjs
    Saudades

  3. Quanta sabedoria nesse teu texto Amanda. Eu, que sou dada a reagir por instinto e impetuosamente, devo seguir tuas palavras e usar mais a razão. Obrigada por mais esse interessante post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s