Transparência

Importantíssima essa característica, tanto em pessoas, quanto em todas as formas de atendimento e convivência, seja pessoal, social e, principalmente, profissional.

A transparência de atitudes permite a quem participa de um grupo ganhar e emitir confiança aos outros.

Do ponto de vista pessoal, a transparência é primordial para que relacionamentos transcorram num clima de bem estar, pois sem a certeza de atitudes honestas será bem difícil se conseguir a boa convivência, ideal para a continuidade de afeto, seja ele de que natureza for.

O que demonstramos fica na memória de quem recebe qualquer tipo de atenção, ou de desatenção, por isso devemos tentar demonstrar exatamente o que sentimos e o que pretendemos, para evitarmos surpresas desagradáveis. E para não passarmos uma imagem indevida para a ocasião.

Mesmo porque quando alguém tem alguma atitude não muito autêntica, todos os circunstantes percebem, e, muitas vezes, fingem que não entenderam por polidez, por conveniência, ou por interesse, e até mesmo por desinteresse de ambas as partes.

Mas claro, a autenticidade deve existir sempre dentro de um padrão de comportamento social modelado.

Lembro que minha filha, com mais ou menos 6 anos, não queria sair do quarto para cumprimentar uma visita que havia chegado. Eu disse que ela teria que vir e ser educada. Quando insisti, ela perguntou: “mamãe, educação é o mesmo que hipocrisia”? Não sei onde ela aprendeu naquela idade a palavra ‘hipocrisia’, mas respondi, “às vezes, é. Vem cumprimentar”.   Por dentro, ria com a situação mas foi uma importante lição para minha filha sobre o equilíbrio entre autenticidade, transparência e educação, o que é fundamental para se viver bem numa sociedade.

Idéias também sobre nossa maneira de pensar a respeito de algo polêmico, como política, religião, negócios, carreiras e outros aspectos de futuro de vida, são muito valiosas quando expostas de maneira autêntica mas com respeito à opinião dos outros.

Se exercemos determinada profissão, onde temos que expor nossas idéias das quais dependem resultados de responsabilidade, e agirmos com transparência, mas também carinho e tolerância, provavelmente nos ouvirão melhor.

Se somos transparentes, todos saberão que não temos duas caras, e, portanto, passaremos uma imagem de confiança, importante em todos os aspectos e para a execução de negócios, de compromissos que se sabe que serão cumpridos.

Nossa imagem é transmitida e implantada de acordo com nossas atitudes durante a vida. Quando há alguma dúvida, seguramente alguém dirá se referindo a você: “fulano agiu dessa forma? Duvido muito”.

Portanto, lembre-se: Você é inteiramente responsável pela imagem que passa para seu próximo.

Importante termos em mente que uma pessoa transparente normalmente mostra-se como é na realidade, pois nada tem a esconder, o que é, na verdade, muito mais cômodo, pois não precisa fazer um esforço para disfarçar tendências.

Honestidade é, portanto, um dos sinônimos mais adequados, a meu ver, para transparência, pois tudo o que se mostra nesse caso, é verdadeiro.

Mas importante lembrarmos sempre, que num convívio social temos que estar atentos para não ferirmos o próximo e usarmos palavras não contundentes, não abdicando de nossa autenticidade.

A verdade acima de tudo!

Abraços e um transparente e ótimo domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em novembro 16, 2014, em Inteligência Social e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Querida, seu bom senso é inspirador!
    Mostrar todo o nosso ser as vezes torna-se difícil, pois a ninguém é dado o direito de violar a nossa intimidade.
    Compartilhar nossa alegria, nossa honestidade, nossa verdade e até nossas angústias nos permite sermos melhor compreendidos.
    Bjs

  2. Muito bem escrito, querida Amanda! bjs e boa semana.

  3. Amei ! Sempre tao sabias palavras e tao bem colocado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s