Perdas e Conquistas

“É facil adquirir um inimigo; difícil é conquistar um amigo”.

Esse ditado encerra uma idéia que pode, de certa forma, ser verdadeira, pois a conquista de um amigo depende de tantas circunstâncias, como a confiança inspirada ao se conhecer alguém, e quando a primeira impressão é errada, dificilmente se tem a segunda chance de revertê-la.

A conquista, seja de confiança, seja amorosa ou profissional, depende da convivência, de como as circunstâncias são encaradas e enfrentadas, e se teremos a oportunidade de tentarmos demonstrar como somos na realidade.

Contra isso, nada podemos fazer, pois é independente de nossa vontade.

Mas, em relação a conquistas profissionais, por exemplo, temos que ter em mente com muita objetividade o que pretendemos como performance em relação ao que projetamos em nossa mente no momento inicial da criação de determinado projeto.

Porque, na verdade, podemos ter a capacidade de idealizar em nossa mente um determinado resultado que, na prática, fica impossível de ser concretizado, e temos que evitar de imaginar o impossível, para não sofrermos frustrações desnecessárias.

Sempre que iniciamos a realização de algo na prática, devemos fazê-lo sem ilusão, contando também com o possível fracasso, para não nos decepcionarmos.

Claro que, para isso, devemos estudar bem tudo o que planejamos.

As conquistas têm um preço, que se manifesta ao iniciarmos uma luta pelo que desejamos, e esse preço nem sempre se dá no sentido financeiro, mas no esforço para se conseguir o que queremos alcançar, seja em que sentido for.

De outro lado, quando falamos em perdas, o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é referente a perdas de pessoas queridas, ou perdas financeiras devido a algum prejuizo, que pode ter sido provocado por nós, ou mesmo independente de nossa atuação.

Se pensamos em perdas de pessoas que amamos, nos vem claramente uma tristeza difícil de superarmos, pois envolve, além da tristeza inerente ao acontecimento, a saudade que o convívio permite.

Perda é, na verdade, privação de alguém ou de alguma coisa que possuíamos anteriormente.

E ai, vem, então o desafio de tentarmos, sempre que possível, reconquistar o que perdemos, tenha sido ou não de nossa responsabilidade.

E se conseguimos reaver, reconquistar o que havíamos perdido, temos uma sensação maravilhosa de que nossa capacidade está reativada, e que tivemos o poder de superar as perdas, das quais tenhamos ou não sido responsáveis.

Temos que ter em mente que perder ou ganhar faz parte dos riscos que nos propomos todas as vezes que empreendemos qualquer atividade, seja de que âmbito for.

Portanto, estarmos preparados faz parte de um processo íntimo que nos permite aceitar a derrota ou a vitória, e se tivermos consciência disso, não nos decepcionaremos e, portanto, evitaremos sofrimentos desnecessários.

Mesmo porque passamos a nossa vida, desde que nascemos, enfrentando perdas cada vez que mudamos de idade, conforme vamos passando para novas fases, que são acompanhadas por momentos de crise, ativada, principalmente, pelas mudanças que as novas idades vão impondo.

Vamos, então, tentar conquistar o que pudermos e que faz parte de nossa ambição pessoal, e, se não pudermos conquistar, apesar dos esforços que empreendemos em prol de vitórias, vamos tentar aceitar as perdas, e iniciar novas lutas em função do que desejamos.

Até o próximo domingo, iniciando sempre novas tentativas de conquistas para melhoria de nossa vida 🙂

Grande abraço,

Amanda

 

 

 

 

Anúncios

Publicado em novembro 23, 2014, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Amanda, você está certa.
    O sentimento de perda está sempre presente em nossas vidas.
    Por pior que seja no primeiro instante, ela deve provocar uma reação positiva refazendo as lacunas e reconstituindo o sentido bom da vida.
    Bjs

  2. NeusaMarques de Almeida Siqueira

    Amanda vc é o máximo ,além de boa inteligente. Te gosto!?

  3. Amanda, adorei seus textos. Um grande beijo
    Magali

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s