Medo de tentar algo novo

“Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic”.

Essa frase de Luís Fernando Veríssimo define bem o conceito do blog deste domingo.

E realmente o novo nos assusta, à primeira vista. Por outro lado, também nos dá coragem para lutarmos pela solução adequada ao que quer que seja. Importante mesmo é quando enxergamos que temos que mudar algo, e a isso chamamos de maturidade.

A falta de experiência no assunto imaginado nos deixa inseguros e nos impede de tentar resultados que poderiam servir, inclusive, de ajuda para a humanidade, ou para outras necessidades que sempre existem em todos os ramos da atividade humana.

Na maioria das vezes, temos a tendência de abandonar um projeto iniciado pela dificuldade apresentada. Mas isso é covardia. Dificuldade, normalmente, é sinal que estamos aprendendo e desenvolvendo algo que vale a pena.

Não devemos temer o novo, por mais difícil que pareça inicialmente a conquista. Lutar pela solução seria a atitude mais adequada.

É muito importante a criação, que começa de uma idéia, no nosso cérebro.

Sabemos que colocar em prática é bem mais difícil, pois dependeremos de diversos elementos, como material a ser usado, dificuldade de execução, utilização garantida e outros fatores com os quais temos que contar.

A possibilidade de um fracasso nos deixa, em muitas situações, temerosos de que os resultados que imaginamos não saiam de acordo com as nossas previsões iniciais, pois elas se situam no nosso pensamento.

Mas devemos tentar gastar nosso tempo realizando, saindo dos sonhos, mesmo arriscando a que os resultados não sejam totalmente como prevíamos nas primeiras tentativas.

O medo pode nos impedir mesmo de iniciar um projeto, uma pesquisa, uma obra e algo mais que nos propusermos a criar.

Para isso, um dos fatores é não deixar que a rotina nos acomode, e que outros fracassos anteriores não deixem que a formação de idéia seja abandonada pelo medo de nova frustração.

Muitas grandes invenções não tiveram resultados vitoriosos em suas primeiras tentativas, então essa falta de vaidade e desprendimento devem guiar nossas idéias e nossas realizações.

Se conseguimos imaginar, na maioria das vezes, poderemos realizar.

Claro que todos nós temos determinadas tendências mais importantes para a realização de projetos que nasceram de nossa imaginação, mas vale a luta e a pesquisa para alcançarmos os efeitos que sonhamos.

Sim, porque todo projeto nasce, inicialmente, de um sonho, da vontade de realizar algo que facilite a vida da humanidade.

Tentar de novo, quantas vezes for preciso, faz parte de uma personalidade que tem a coragem de errar e lutar para acertar.

E mudar até conseguir acertar não é fácil, pois nossa tendência é achar que como fracassamos na primeira vez, o jeito é desistir.

Errado!

Tentar é ser corajoso, é incentivar nosso espírito de luta.

Sempre lutei muito pelo que desejei, e importante, tentei desejar somente o que analisei humildemente e cheguei a conclusão de que eu tinha a capacidade de realizar.

Para isso, e para evitarmos a frustração que se segue a um resultado negativo naquilo que empreendemos, sejamos humildes no julgamento de nossa capacidade de visão de nossa própria habilidade de realização. Mas não paremos nunca de tentar transformar nossos sonhos em realidade.

Vamos arriscar de novo, sem medo, depois de encararmos nossa capacidade.

Abraços e bom domingo, com novas tentativas 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em outubro 5, 2014, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Excelente…

  2. Como você, sabiamente disse, o importante é idear projetos que nossa capacidade nos permita realiza-los. Mesmo que a criação inicial seja intrincada e difícil é necessário não desistir e trabalha-la suficientemente para torná-la simples e viável.
    Segurança e maturidade são componentes indispensáveis ao sucesso de qualquer tentativa.
    Bjs

  3. Inspirador…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s