“Faça bem feito para não ter que ser refeito”

Eu, pessoalmente, encontro em alguns chamados “ditos populares” verdades incontestáveis, pois como se diz: a voz do povo é a voz de Deus.

Tem um que acho muito verdadeiro, e sempre que faço algo pela segunda vez, por descuido ou porque não pensei antes, me lembro imediatamente:

“Faça seu trabalho bem feito para não ter que ser refeito”.

Pensando bem, todas as vezes que fazemos algo com pressa, ou sem pensar, reparem que temos que refazer.

Tanto na parte física, como um objeto mal colocado, ou que pretendemos colocar em determinado lugar, e não fazemos isso com o capricho que deveríamos, obrigatoriamente, temos que repetir nosso gesto para que tudo fique como gostaríamos.

Até mesmo se jogamos algo que desprezamos por não nos servir mais numa lata de lixo e fazemos isso apressadamente, o objeto cairá para fora, e temos que nos abaixar para pegá-lo e jogá-lo no local adequado.

Ao invés de gastarmos o tempo necessário, perdemos o dobro, mesmo que sejam apenas alguns segundos, mas se isso se torna repetitivo durante todo o dia, e não somente no sentido de jogar algo, mas em tudo o que fazemos, os segundos vão se tornando minutos e os minutos vão se transformando em tempo útil.

Sem contar que nesse período poderíamos estar fazendo algo mais produtivo do que reparar o que não foi feito corretamente na primeira vez.

“Tempo é dinheiro”, ouvimos desde que nascemos, e devemos aproveitá-lo no sentido de conseguirmos produzir mais, sem termos que corrigir todo o tempo falhas que nós mesmos cometemos.

E isso acontece normalmente por descuido, ou por desejarmos fazer várias coisas ao mesmo tempo, em pouco tempo.  É mais produtivo, muitas vezes,  demorarmos um pouco mais para desempenharmos nossas tarefas.

Melhor do que repeti-las sempre.

Se saímos com pressa de casa, e esquecemos algo, por falta de organização ou por estarmos apressados, teremos que voltar, e isso nos fará chegar ainda mais atrasados ao compromisso assumido.

Se tivéssemos usado um pouco de tempo para deixar organizada nossa saída, como roupa separada, bolsa arrumada, tudo pronto, enfim, não teríamos que voltar para corrigir nosso esquecimento, e tudo seria feito com mais eficiência.

Sair com afobação resulta, muitas vezes, num nervosismo que pode acabar num acidente de transito ou mesmo num estado de espírito que nos impede de usufruir daquilo que estávamos esperando.

Portanto, tenhamos cautela e planejamento para não termos que repetir sempre as tarefas, e tenhamos em mente que, uma vez planejadas e executadas com eficiência, não precisarão ser repetidas.

Economizaremos, dessa forma, nosso tempo, nossa alegria, nosso bom humor, fatores importantes para o nosso bom viver. E melhor ainda, assim, acaba sobrando tempo para fazermos mais o que nos agrada.

Fazer bem feito para não ter que ser refeito 🙂 É isso ai!

Abraços e bom domingo,

Amanda

Anúncios

Publicado em julho 20, 2014, em Inteligência Social e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Eliana Pirozzi

    Amanda sempre nos orientando e passando “toques” importantes para nosso dia a dia!
    Um abraço
    Eliana Pirozzi

  2. Que engraçado amiga,hoje fiz este comentário com uma pessoa muito querida,isto acontecia muito comigo,ao pegar um objeto segure com firmeza ,se cair quebra e aí vou limpar e perder muito tempo.
    Saudades.
    Antônio e Nilda.

  3. Pura verdade Amanda. Se a gente vê que não vai dar conta, é melhor nem se meter a fazer…tuas palavras sábias nos deleitam a cada domingo!

  4. É um dos fatores que contribuem para resultados bons e uma vida mais feliz e tranquila, combater o “demônio interno” da desorganização e descuido que muitos trazem em si …

  5. Amanda Delboni sempre nos ensinando com sues maravilhosos ensinamentos. Obrigado
    Jurani Parente
    wwwadaxpublicidade.com.br

  6. Amanda
    Bom dia
    Saudades 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s