Ação e Reação

Um princípio da física fala exatamente que a toda ação corresponde uma reação.

E isso é uma grande verdade, que não se restringe somente à física.

Falo aqui de nossa vida prática, do ponto de vista de sensibilidade em relação ao nosso próximo.

Pensar antes de agir pode ser um dos grandes trunfos para evitarmos reações com as quais não contávamos, e que podem, portanto, nos surpreender desagradavelmente.

Importantíssimo na nossa maneira de agir é a sinceridade que temos que colocar em tudo o que fazemos ou dizemos, na nossa atitude com as pessoas e com o ambiente que nos cerca.  Devemos agir de forma que leve a uma reação positiva da parte do outro.

Tivemos uma experiência a respeito desse assunto com uma funcionária que nos ajudava semanalmente.

Sentimos que ela não poderia continuar nesse trabalho, por diversas circunstâncias que se apresentaram em sua vida, inclusive mudança de endereço, que dificultaria sua locomoção pela distância e, assim, sua performance dentro de nossas necessidades.  Não daria certo para ambas as partes.

Fomos sinceros uns com os outros e começamos a buscar uma pessoa para substituí-la.

Um amigo, querendo nos ajudar, telefonou para uma conhecida sua dizendo que uma família estava precisando de uma funcionária uma vez por semana, caso ela tivesse interesse pois sabia de suas necessidades.

Como combinamos dela continuar enquanto os dois lados buscavam uma alternativa, assim que chegou para trabalhar, brincou que soube que estaria se substituindo.

Demoramos um pouco para entender a brincadeira.

Mas não é que esse nosso amigo ligou justamente para essa moça para saber se não gostaria de pegar o trabalho — que já era seu? Ele achou que seria perfeito para ela.

Morremos todos de rir.

Afinal, ele recomendaria exatamente a pessoa com a qual havíamos acertado sua saída.

Agora, imaginemos que tivéssemos agido de má fé e começado a procurar alguém pelas suas costas, de modo que ela própria soubesse por terceiros que iríamos substituí-la?

Seria, no mínimo, deselegante de nossa parte, constrangedor para todos nós e poderia gerar uma reação muito desagradável.

Devemos, portanto, tentar evitar todo e qualquer evento que possa desencadear as consequências para atos impensados.

Toda ação realmente provoca uma reação, e se agirmos correta e honestamente com as pessoas, as reações, normalmente são positivas, mesmo que, às vezes, nem sempre são as que gostaríamos.

E, por outro lado, nossas reações também podem gerar ações positivas no futuro.

Tive um funcionário, muito bom na sua função, mas que descobri numa certa ocasião, que não estava agindo corretamente e mentia em algumas situações, por diversos motivos.

Resolvi, ao invés de despedi-lo sem explicações, conversar com ele e saber do motivo daquela atitude.

Explicou-me que passava por alguma dificuldade, e ofereci minha ajuda, conversamos bastante e resolvi dar-lhe a oportunidade que ele pediu.

Ele nunca esperava essa reação de minha parte, foi surpreendente e deu bons resultados.

Nunca mais tive problemas com esse funcionário, e ele nunca mais cometeu alguma falha de comportamento.

Portanto, estou certa de que em alguns casos, a reação não precisa, necessariamente ser mal colocada, e sim compreensiva, mesmo que a ação tenha nos surpreendido e até nos decepcionado.

Vamos tentar sempre agir com compreensão e transparência.  As reações podem surpreender!

Abraços e bom domingo, repleto de boas ações  🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em agosto 18, 2013, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Prezada e Querida Amanda. É sempre muito agradável e revitalizante receber os últimos artigos publicados e enviado por você. O conjunto recebido por nós foi uma série excelente de assuntos tais como: 1° Ação e Reação, 2° o Energismo (excelente), 3° Delegar Tarefas e Funções, 4° Falhas e Esquecimentos, 5° Liberdade. Amanda Parabéns pelas divulgações de assuntos e pela leitura agradável de todo
    s eles.
    Claive e Neide

  2. Tenho aprendido muito com você,querida amiga.
    Abraços

  3. Querida Amanda! Amei a foto!! Eu acho que nao so eu, como varias pessoas teem ciencia disto. Como sempre vc nos ilumina com seu blog!!! Bjs com admiracao e carinho

  4. Maria do Carmo Fulfaro

    Sempre bom ler seus textos Amanda, no corre corre da vida, estamos pecando por falta de tolerância. Tai uma importante virtude no relacionamento social. Beijos, Happy Monday !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s