Decepção
Publicado por amandadelboni
Quantas vezes ouvimos alguém dizer que se decepcionou com a atitude de outras pessoas ou com o desenvolvimento de algo que esperava e que não se concretizou?
A decepção está associada à tristeza e frustração, porém a intensidade do desapontamento normalmente é proporcional ao tempo, ao valor que damos ao que esperamos e à magnitude de nossa expectativa.
Sim, porque tudo o que planejamos vem carregado de esperança no sentido de bons resultados para o sucesso de qualquer realização.
E além de idealizarmos resultados que esperamos e desejamos, promovemos expectativas que, se não chegam, nos frustra e nos faz infelizes.
Nos decepcionamos quando alguém a quem amamos, seja em que âmbito for, age de maneira que não esperávamos e nos leva ao que chamamos de desilusão.
E isso não se reflete somente na área amorosa, mas também nas amizades, cuja sinceridade é imprescindível para nossa segurança emocional.
Sob outro aspecto, se nos decepcionamos com alguém a quem queremos bem e não tenha agido da forma que estaríamos esperando, o ideal seria tentar entender o que teria levado essa pessoa a agir de forma inesperada.
Muitas vezes podemos ser vítimas de algum mau comentário por parte de outra pessoa, e um bom diálogo poderia esclarecer uma situação de risco para uma inimizade indesejada.
Igualmente nos negócios, planejamos e, muitas vezes, conseguimos efetivar até certo ponto, dentro de nossa capacidade de realização, mas corremos o risco de nos decepcionarmos se não atingimos o nosso objetivo.
Temos que estar preparados psicologicamente para que uma possível decepção sofrida não interrompa o curso da criação de algum projeto que, apesar de parecer fracassado, pode ser passível de modificações que o tornem um sucesso.
Perder a esperança, jamais!
Ir à luta é a palavra de ordem, pois nada conseguimos sem nos arriscarmos, evidentemente dentro de uma medida de segurança e equilíbrio que devemos nos impor sempre.
E temos que ter em mente que uma decepção também pode ser algo que nos impulsione e nos ensine, no sentido de executarmos melhor numa próxima tentativa.
Depende de nós podermos desenvolver nossa capacidade de análise de determinada situação e encarar um possível fracasso como um incentivo para vencermos o imprevisto.
Uma atitude de prevenção e estudo pormenorizado em tudo o que planejamos seria o ideal para diminuirmos a possibilidade de uma decepção maior e que poderia causar transtornos, muitas vezes irremediáveis.
Estudar muito bem possibilidades de sucesso em todas as áreas da atividade humana pode ser uma das soluções para tentarmos evitar ou diminuir frustrações, e por conseguinte, decepções que poderiam nos levar ao desânimo e continuidade de luta.
O esforço no sentido de não nos desanimarmos pode frequentemente ser recompensado, pois lutamos quando temos o estímulo interior e afrontamos o fracasso com a garra necessária para atingirmos o sucesso.
Antes de nos decepcionarmos definitivamente, devemos tentar uma solução madura e sem ressentimentos prévios.
Espero que meus blogs não os decepcionem, pois isso me incentiva a continuar 🙂
Abraços e bom domingo,
Amanda
Publicado em julho 21, 2013, em Inteligência Social e marcado como Amanda Delboni, Inteligência Emocional, Inteligência Social, Relacionamentos, Sucesso. Adicione o link aos favoritos. 14 Comentários.
Adorei bjs e saudades Anete
Amanda querida fico cada vez mais impressionada com os assuntos do seu blog! Concordo sempre com tudo porem eu nunca tenho tempo de pensar e escrever sobretudo p que eu penso!!!A que horas voce faz isto??????!!!!!!Ate hoje a noite Beijos M.thereza
Em 21 de julho de 2013 10:19, Amanda Delboni
Muito verdadeiro. Bom para refletirmos um pouco mais sobre o assunto… Bjs
Uau!!!! Quem é essa nova mulher???
Linda foto, ótimo texto…
Bjs,
Paulete.
Queridaaaaaa
Vou falar tbem da foto !!!!!! Arrasadora , E O texto ???
Sempre otimo, ilustrado pela sua sensibilidade, percepçao e coerencia. Obrigada.
Desistir jamais. Tambem achei voce mais linda ainda na nova foto. boa semana, como sempre inspiradissima.
Sobreviver é decepcionar-se…
Bom dia, Amanda! O tema, “Decepção” exige reflexão. . Decepções com nossos semelhantes ferem nossos sentimentos, e gravam em nossa mente um “dejà vu” que nos deprime porque costumamos generalizar tais fatos. O que gera à uma frustração cada vez maior com a Humanidade. Já as decepções em outras áreas como trabalhos, finanças, contratos, servem de reflexão e estímulo para melhorar nossa percepção de como fazer certo e obter sucesso.Boa semana, abs
Adorei a foto nova! O texto, ótimo como sempre. Acrescento aqui minha dica para não ter decepção: não criar ilusões, não esperar demasiado, assim o que vier sempre será lucro.
ADOOOOOOOOOOOOOOREI,MUITO BEM COLOCADO,BJ
so reforcar as palavras da Yara…a foto e um arraso.nao tem para ninguem mais!!!!! otimo texto….beijao
Vindo de você sabemos que é verdadeiramente o que pensa
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Amanda, querida! A decepcao pode ser uma grande aliada se nao nos deixarmos levar pela auto piedade !!! Eu que o diga ! Beijo e , BTW, que foto !!!!!!!
Amanda Delboni, mais um dos seus excelentes textos, mas esta foto amiga…..ta maravilhosa, adorei, beijos!!!