Arquivo diário: setembro 2, 2012
Pontualidade
Publicado por amandadelboni
A pontualidade cria a confiabilidade com quem convivemos. Sabemos que podemos marcar compromissos sem a angústia da falha alheia.
É muito desagradável você chegar pontualmente num encontro e ficar esperando os outros.
Às vezes me acontece, pois sou extremamente pontual, me organizo para sair de casa e chegar no horário.
Fico esperando sem me irritar, pois já me acostumei e nem peço explicação. Muitas vezes a desculpa foi o trânsito, um telefonema inoportuno ou outro motivo qualquer. Entendo que não foi proposital e que o atraso tenha sido ocasionado por circunstâncias alheias à vontade da pessoa.
Mas já conheci pessoas que simplesmente vão embora de um restaurante ou outro local que tenham marcado com alguém que não chegou no horário combinado.
O retardatário sempre penaliza o pontual, que deixou de fazer algumas coisas para chegar no horário e o retardatário as fez, e chega com um sorriso como se fosse a coisa mais normal do mundo.
Tem certas pessoas que habitualmente chegam atrasadas em qualquer compromisso previamente agendado. É o atrasado crônico.
Alguns casos são até divertidos. Os amigos já sabem quem vai chegar fora do horário marcado, e marcam com eles mais cedo do que com os outros.
E quando chegam, são recebidos com festa e alegria.
O difícil num jantar é coordenar os aperitivos. Muitos são servidos quentes e começam a passar quando chegam os primeiros convidados, sempre penalizados se os outros se atrasam demais pois ficam horas comendo os mesmos – e muitos — aperitivos, o que depois prejudica o apetite para o jantar.
Nós, brasileiros, estranhamos quando recebemos um convite com hora marcada para começar e terminar.
Em outros países, muitas vezes, marcam até mesmo festas de casamentos com horário para terminar e termina mesmo, com os garçons fechando as cadeiras e retirando as toalhas das mesas, sem considerar sua presença no salão.
Normalmente funciona bem, com elegância.
Acabou, acabou.
Consideração pelo horário e tempo das pessoas é condição numero um para uma boa convivência social.
Vejamos casamentos na igreja, por exemplo.
Já sabemos que a noiva chega sempre com algum atraso. Faz parte e fica até bonito ela chegar com a igreja lotada, quando todos estão acomodados.
É um espetáculo digno de toda uma preparação que foi feita para esse momento especial e geralmente único em sua vida.
Mas já fomos a casamento onde a noiva se atrasou por mais de hora e meia.
Os convidados já estavam tão impacientes que não aproveitaram a beleza do momento por causa da irritação que sentiam.
Sempre tento ser pontual para qualquer compromisso, planejando, colocando despertador, e quando não consigo, fico muito aborrecida.
Pontualidade é respeito!
Um bom domingo para todos e até o próximo, pontualmente.
Abraços,
Amanda
