Expectativas

Já repararam que, na maioria das vezes, criamos expectativas a respeito de tudo e de todos?

Na verdade, podemos nos surpreender, pois nem sempre nossas expectativas corresponderão à realidade em relação a pessoas ou acontecimentos.

Vemos, por exemplo, um trailer de um filme, e quando vamos assisti-lo, nos decepcionamos porque muitas vezes nos mostram, à primeira vista, somente os momentos que despertam a nossa curiosidade quanto à continuação ou ao desfecho que nem sempre corresponde ao resultado que esperávamos.

E as pessoas?

Conhecemos, conversamos e, quando temos que recomendá-las a alguém, seja como funcionárias ou para uma simples convivência, temos que pensar bem.

Li uma vez um livro cujo titulo é: “Todo mundo é incompetente, inclusive você”, dos autores Laurence J. Peter e Raymond Hull.

Muitas vezes funcionários que correspondem ou até superam nossas expectativas em um trabalho especifico podem não ter condições de executar outra função ou em outro lugar o mesmo que nos ofereceram.

Todos nós, de maneira geral, temos o nosso nível de incompetência, em qualquer  setor de atividade.

É sempre um risco, por exemplo, promover uma pessoa dentro de uma organização antes que ela esteja  preparada para o novo cargo.

Um bom líder tem experiência para reconhecer as aptidões da equipe, sem falsas expectativas, e promover cada um no momento certo, para que o funcionário continue exercendo suas funções  com a mesma eficácia.

Eu, pessoalmente, tive uma experiência interessante nesse sentido.

Como sou farmacêutica, e não encontrava trabalho na área, passei a buscar outro ramo de atividade.  Havia estudado também administração e comecei a me candidatar a secretária executiva.

Me sai bem no trabalho e fui promovida a assessora financeira.

Sempre acho que podemos preparar pessoas de nossa confiança para cargos superiores desde que tenham correspondido às nossas expectativas em cada incumbência para as quais os tenhamos responsabilizado anteriormente.

Agi dessa forma com meus funcionários e encontrei muitos deles dispostos a mudar de função e provaram a si mesmos e a mim que estávamos certos quanto às expectativas que tivemos em relação a eles.

Nunca me arrependi.

O mesmo ocorre com amigos.  Não podemos esperar que eles nos socorram em tudo e em todos os momentos que precisamos, pois, muitas vezes, eles não têm condições, sejam financeiras, comerciais ou emocionais de nos ajudar.

E ai vem a decepção e a cobrança injusta.

Portanto, ao solicitar auxílio a um amigo, pensemos bem, se ele terá condições de corresponder ao que esperamos dele.  Se não tiver, não vamos julgá-lo erradamente,  achando que houve má vontade, quando na verdade, ele não tinha condições de atender ao que nosso pedido exigia.

E assim ocorre também com viagens, que podem gerar grandes expectativas — boas ou ruins.

Nos preparamos para sair de merecidas férias, gastamos tempo selecionando local, hotel, passeios, e ao chegar, muitas vezes depois de termos pago pela hospedagem e tudo o mais, vemos que nada daquilo que estava nos folhetos  correspondia à nossa previsão.

É triste, desanimador, expectativas frustradas, mas o que fazer?

Eu procuro sempre enfrentar de bom humor e aproveitar cada situação no seu tempo e cada pessoa no momento de vida.

E minha expectativa hoje é de que vocês, queridos amigos, gostem deste blog 🙂

Abraços e bom domingo,

Amanda

Anúncios

Publicado em agosto 5, 2012, em Inteligência Social e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Que certeiro abordar esse assunto; as mulheres especialmente podem ser quase infantis em suas expectativas . Muito bom vc falar sobre isso com tanta delicadeza e sabedoria.

  2. A sabedoria deste artigo ensina que se a gente tiver a capacidade de ver apenas o limite dos outros com certeza a possibilidade de decepção será menor. E o, mas importante “Não julgar as limitações, cada um tem as suas”. Obrigado vou indicar esse blog a amigos. Vale a pena ler com certeza.

  3. Lidia Izecson de Carvalho

    Gostei muito. bjs.

  4. cida maldonado

    Saiba que seu blog já faz parte do meu domingo. É sempre oportuno le-lo. Parabéns continuo.
    beijoss

  5. Gostei! Abraços ao Delboni também.

  6. A mais pura verdade!!!! Adorei mais uma sua… bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s