Prioridades

Prioridade é essencial para se obter sucesso profissional, pessoal e social na vida.

Uma frase muito comum é “não tenho tempo”.  Mas tempo é relativo.  É tudo questão de prioridade naquele momento.

Uma das maiores lições para se desenvolver a inteligência social é justamente aprender a priorizar as atividades, seja qual for o âmbito dos compromissos, de uma reunião com um cliente a um almoço com uma amiga.

E um dos grandes desafios é conseguirmos distinguir entre todas as prioridades da vida moderna para que nossos compromissos sejam cumpridos integralmente, de acordo com a importância e a urgência que se fazem necessárias.

É praticamente impossível estabelecer o mais urgente e principal em nossas atividades diárias, sem optar pelo que achamos o mais importante, ou necessário.

As prioridades, na maioria das vezes, estão diretamente ligadas às nossas opções e interesses.   Todos nós optamos por fazer uma coisa ao invés de outra e estarmos em um lugar ao invés de outro.

Temos também que reconhecer e aceitar quando não somos a prioridade de alguém em algum momento.  Não há nada de errado com isso.

Na vida profissional, precisamos determinar as prioridades do trabalho que deverão ser apresentados no prazo combinado e analisar o que nos tomará mais tempo, mesmo porque sempre dependemos de trabalhos de terceiros enquanto outros dependem de nós.  E se prometemos resultados, temos a obrigação de cumprir.

Na agenda pessoal, tentamos coordenar encontros, a família, as compras, o horário do dentista e do médico, os exames, o cinema, o teatro, as aulas, a leitura que preenche nossa vida e outras atividades que nos dão prazer.

Para encontros com amigos, como definir a prioridade dos convites que lhes fazemos e aqueles que recebemos?

Eu determino minhas prioridades sociais de acordo com as retribuições que tenho o prazer de fazer, e sempre priorizo visitas a amigos adoentados, ou que se encontram em hospital para algum tratamento ou cirurgia.

Quem está debilitado por algum mal estar se sente mais confortado ao ver um rosto amigo.  E amizade, para mim, é sagrado.

Sou extremamente grata quando estou com a saúde prejudicada e recebo uma visita amiga, pois tenho consciência de que aquela pessoa deixou de fazer algo para me confortar.  Ela fez uma escolha consciente de uso do seu tempo, e fui sua prioridade naquele momento.

Outro aspecto de prioridade para mim é quando sou convidada para uma cerimônia formal, seja, por exemplo, casamento, batizado ou homenagens especiais.  E se tiver que escolher – por conflito de horário com outros compromissos inadiáveis — entre a festa e a cerimônia em si, vou na cerimônia.  Considero extremamente deselegante as pessoas faltarem às cerimônias e irem diretamente às festas correspondentes.

Eu tento coordenar os meus horários para que um compromisso não fique prejudicado por outro.  Se a agenda está cheia, de compromissos que escolhi marcar, acordo cedo e tento seguir todos os horários pontualmente.

Ninguém me obrigou a marcar 10 coisas em um dia.   Se eu o fiz é porque consigo comparecer a todos de acordo com as minhas prioridades do momento.

Por tudo isso, priorizar os compromissos é uma arte que temos que cultivar para tornar nossa vida mais simples e ter consideração com o próximo, que também tem  seus próprios compromissos e suas prioridades, e que nem sempre somos nós.

Agradeço  por  dispor de alguns momentos para ler meu blog que foi uma prioridade para mim.

Ótimo domingo e Feliz Dia dos Pais,

Amanda

Publicado em agosto 12, 2012, em Inteligência Social, Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. É , preciso refeltir bem sobre esse artigo….Muito importante, quase uma estratégia “militar”…

  2. Amanda, parabéns! Pesar as nossas prioridades nos encaminha para não errarmos tanto na vida.
    Bjs. Miriam

  3. Como sempre , falou e disse!!!!

  4. Com toda sinceridade hoje fiquei aguardando o novo artigo chegar: “Prioridade”
    Escolhi uma frase que achei super show “Temos também que reconhecer e aceitar quando não somos a prioridade de alguém em algum momento. Não há nada de errado com isso”
    O artigo de prioridade está muito bacana mesmo, parabéns.
    Um ótimo domingo
    Jurani Parente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s