Precipitação

Temos que nos cuidar para não nos precipitarmos em relação a diversas áreas da atividade humana.

Uma delas é o fato de emitirmos uma opinião a respeito de algo que esteja sendo discutido, seja em que âmbito for, pois podemos cometer um erro de julgamento.

E a precipitação também deverá ser cuidada para que não expressemos ideias que, se pensássemos melhor, não teríamos exposto de determinada maneira, mas de forma talvez mais compreensível.

Pensar sempre antes de agir ou falar, aprendi desde cedo com meus pais, é importante para que não nos expressemos de forma a que nos arrependamos mais tarde, pois muitas vezes não teremos como voltar atrás.

A responsabilidade em expormos uma ideia é sempre importante, pois se o fizermos próximos a alguém mais jovem, podemos até mesmo influenciar para algo que não seria muito adequado à pessoa e ou à sua idade.

E não é somente em relação à ação que temos que nos cuidar, mas também em planos de vida, por mais simples que sejam, para não corrermos o risco de nos arrependermos depois, pois nem sempre teríamos como modificar os resultados que podem advir.

Atitude precipitada é sempre um risco, pois não saberemos nunca de antemão as reações que poderemos provocar ao nos expressarmos de forma impensada, pois muitas vezes nesse caso poderemos ofender alguém, o que jamais faríamos se pensássemos melhor.

E não só falarmos algo que não deveríamos naquele momento, mas também agirmos sem pensarmos melhor, pois dessa forma poderíamos evitar alguma reação inesperada, ou mesmo provocarmos uma inimizade que não desejaríamos.

Pensar antes de falar e agir, mesmo que sejamos solicitados a fazê-lo, é uma atitude muito importante para conseguirmos manter uma amizade.

É um situação extremamente delicada.

Mas é só pensar antes de agir, de forma que consigamos ser honestos, mas sem ofensa e sem precipitação 🙂

Abraços e bom domingo,

Amanda

Publicado em maio 17, 2020, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Elizabeth P Vilela

    Muito relevante seu texto. Pensar antes de emitir um julgamento ou mesmo decidir se ele deve ser dito e em que dimensão, são qualidades sobre as quais tenho trabalho, ora com sucesso ora não. É uma tarefa difícil lapidar nosso caráter mas nunca deve ser abandonada. Quando acerto, é porque pensei antes de falar: “ Se não tenho nada de bom para comentar sobre esta pessoa, então é melhor não dizer nada”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s