Rancor

Quando falamos em rancor, sempre nos vem à mente o sentimento de animosidade que uma pessoa tem contra outra, mesmo que o motivo tenha sido pequeno ou ultrapassado.

Guardar rancor é um sentimento difícil de ser dominado, pois algumas pessoas encontram sempre um motivo para cultivar uma inimizade, mesmo que tenha sido causada por algo sem muita importância.

Dizer que podemos ultrapassar é fácil, o difícil é conseguirmos passar por algum sentimento que tenha sido provocado pela outra pessoa, que, às vezes, nem imaginava que estaria nos ofendendo.

Por isso, antes de falarmos algo, ou emitirmos uma opinião, pensemos bem, considerando o tipo de personalidade que a outra pessoa que nos solicitou tenha, e pensar também na sua sensibilidade a respeito do assunto em questão naquele momento.

Dessa forma, conseguiremos evitar uma situação que fique sem retorno, pois temos que considerar a personalidade de quem nos ouve, que pode não ter a tolerância necessária para ouvir e apreciar nossas ideias sobre determinado assunto que esteja sendo tratado na ocasião.

O respeito por outras ideias é muito importante, pois temos que pensar que somos diferentes uns dos outros, com criação e educação diversas, outras famílias, outros colégios, etc.

E dessa forma, temos que considerar o direito que as pessoas têm de pensar diferente de nós, de agir de outra forma, seguir outro tipo de atividade.

Assim, devemos agir sem rancor, com delicadeza com quem solicitamos ou para quem fazemos algo de bom.

E, sempre sem cobrança.

Dessa forma, teremos, com certeza, melhores resultados, mesmo que a informação ou o serviço que solicitarmos não nos sejam dados com muito carinho e consideração.

Exercitemos, portanto, nossa paciência para conseguirmos seguir e encarar as diferenças que se apresentam, tanto em nossa vida pessoal, quanto profissional.

A luta sempre continua no sentido de eliminarmos o sentimento de revolta por aquilo que não pudermos modificar ou atualizar.

Evitar o rancor é algo que nos trará satisfação por estarmos agindo bem, mesmo com quem não conseguirá fazer tudo o que solicitamos, em qualquer aspecto de nossa vida.

Sabemos que não é fácil, dependendo da situação que estivermos vivenciando, mas o nosso raciocínio nos ajudará a ativarmos a nossa paciência e a falta de rancor que vai reger nossa vida 🙂

Abraços e um ótimo dia!

Amanda

Publicado em fevereiro 2, 2020, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Querida Amada
    Parabéns por suas sábias palavras. As vezes temos dificuldades em não guardar rancor, mas é sempre bom lembrar que somos os primeiros beneficiários do perdão. Como você bem disse , o respeito por outras formas de pensar e agir é fundamental.
    Continue colocando aqui suas sabias e experientes observações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s