Prudência

Prudência é uma característica regida pela razão, escolhas que fazem o ser humano agir sabiamente, visando sempre um bem comum a pessoas da própria família ou ligadas por negócios.

É um atributo que dispõe nosso espírito para discernirmos, em qualquer circunstância, o nosso bem e conseguirmos escolher os meios para atingi-lo, visando o que for melhor para chegarmos a resultados que havíamos planejado.

Assim, é muito importante desenvolvermos o discernimento para alcançarmos o nosso verdadeiro bem e escolhermos de maneira correta os meios para chegar lá.

E, claro, nos cuidando para não prejudicarmos nosso próximo, seja na área pessoal ou profissional.

A prudência é sinônimo de cautela.

Precisamos aprender a diferenciar as atitudes corajosas e em ocasião adequada, que são um ato de prudência, e outras que são impulsivas, injustas e inadequadas.

Assim, importante avaliar as consequências de um ato, que seja exemplo de prudência, e para isso necessitamos analisar cada atitude em qualquer área da nossa atividade, para evitarmos consequências imprudentes, e muitas vezes, sem condições de mudança.

A prudência abrange todas as nossas atitudes, sejam das menores, como as de maior responsabilidade, até mesmo na moderação do convívio pessoal e profissional.

É a responsabilidade que precisamos para termos uma vida mais tranquila em todas as nossas atividades.

Como se diz, o prudente é previdente e providente.

Pois nunca podemos nos esquecer das consequências que uma atitude imprevidente pode nos trazer e analisarmos se poderíamos suportar essas consequências que adviriam de uma atitude inadequada.

Por isso, importante nos habituarmos a agir com a moderação, de forma justa e ponderada.  Muitas vezes quando ponderamos sobre uma determinada atitude, resolvemos mudá-la.

É pensar antes de agirmos, e assim conseguirmos dominar as reações e emoções e tomarmos as atitudes adequadas a situação em questão naquele momento.

E isso se aplica à nossa área pessoal e muito importante na profissional, saber ter cuidado nas interações com os funcionários, agir de forma prudente para evitarmos consequências com as quais não contávamos.

Portanto, vamos sempre tentar agir com prudência, que é considerada a mãe de todas as virtudes.

Feliz Natal, Feliz Hannukah e um Ano Novo repleto de realizações e muita saúde!

Abraços e bom domingo, bem prudente 🙂

Inteligência Social voltará no dia 5 de janeiro de 2020!

Amanda

Publicado em dezembro 22, 2019, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s