Menosprezar

Menosprezar é uma atitude muito estranha, não importa o assunto, seja escrito ou colocado em voz alta, não devemos nunca fazer pouco caso de algo ou alguém.

Se menosprezamos uma idéia exposta inicialmente, ou uma sugestão que seja colocada a respeito de um assunto nosso, seja particular ou comercial, já estaremos, de início, agindo de maneira no mínimo deselegante.

Em primeiro lugar, devemos sempre ouvir com educação uma sugestão, uma idéia, para depois opinarmos, aceitarmos  ou recusarmos, e assim mesmo devemos fazê-lo com educação para não ofendermos graciosamente a quem pede o nosso ponto de vista.

Quem nos consulta, automaticamente, é porque ainda não está seguro quanto a suas idéias e de como deverá colocá-las para que sejam compreendidas por quem as ouve.

Então, precisamos nos cuidar sempre que ouvimos algo novo, e darmos a atenção natural, sem demonstrarmos desinteresse logo de cara, pois isso daria uma idéia de má educação e pouco caso, o que faria muito decepcionada quem expôs.

Atenção nada custa e pode modificar uma exposição, se soubermos colocar nossa opinião de maneira que não ofendamos quem teve a idéia inicial.

Mesmo sem concordarmos com a outra pessoa e sua maneira de pensar, podemos colocar isso sem a  ofensa, que seria uma tremenda falta de educação, e principalmente desumano.

Nem sempre o que ouvimos vem de alguém que teria a mesma idéia e cultura de quem pedimos a opinião, então ai entra o sentido de humildade e de consideração com quem não tem o mesmo nível de conhecimento que o outro no assunto abordado naquele momento.

Por isso, devemos nos cuidar para evitarmos causar esse tipo de humilhação, pensarmos bem antes de aventarmos assunto que não seja de conhecimento de nossos interlocutores, dessa forma evitaremos um constrangimento natural que pode ocorrer numa situação delicada.

Quando agimos menosprezando algo ou alguém, significa que estamos reduzindo o valor de algo, de alguém ou de si próprio, e isso automaticamente diminui a possibilidade de se progredir, seja do ponto de vista cultural, como também a vivência natural.

Assim, muito cuidado temos sempre que ter para não depreciarmos uma idéia que nos é apresentada, um trabalho que nos é exibido, pois mesmo não sendo o que aprovamos inteiramente, devemos raciocinar antes de exibirmos nossa opinião negativa.

Portanto, vamos pensar bem antes de emitirmos idéias depreciativas.

Abraços e ótimo domingo, sem menosprezar ninguém 🙂

Amanda

Publicado em março 10, 2019, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. “ Mesmo sem concordarmos com a outra pessoa e sua maneira de pensar, podemos colocar isso sem a ofensa” ( Amanda Delboni )
    IMPORTANTÍSSIMO!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s