Prepotência

Uma das características mais insuportáveis em alguém é exatamente a prepotência. Fica impossível a própria convivência, por menor que seja, não se consegue um diálogo tranquilo e educado, pois o prepotente se acha sempre com a razão e crê que sabe tudo sobre o que está se falando naquele momento.

Não aceita a opinião de ninguém que o rodeia, mesmo que os participantes da conversa sejam especialistas no assunto em questão naquele momento.

O prepotente se acha sempre com a razão, seja qual for a idéia que esteja sendo exposta naquela ocasião.

Muitas vezes me calo nessas situações, pois não sou afeita a discussões estéreis, que não levarão a absolutamente nada, e não modificará aquilo que foi feito ou dito anteriormente.

Mesmo porque a pessoa que se acha com a razão, jamais escuta argumentos contrários às suas idéias iniciais, pois lhe falta nesse caso, a humildade necessária para achar e se convencer de que o outro poderia estar com a razão.

A palavra chave é humildade, e quando não a temos, tudo fica mais difícil, mesmo numa conversa informal, se você se engana ao contar algo ou dar uma informação, a pessoa prepotente chega a lhe desmentir sem pensar duas vezes, mesmo que a conversa seja algo sem nenhuma importância na ordem das coisas.

A prepotência é uma tremenda falta de humildade em poder aceitar alguma falha, por menor que ela seja, pois quem corrige se acha infalível e sempre sabe mais, sua opinião é o que conta.

É um sentimento falso de superioridade, de auto afirmação, e sempre que encontramos quem o possui, devemos ter uma tremenda força de vontade para não respondermos à altura, e assim evitarmos uma discussão que não levará a nenhum lugar.

Também se classifica o prepotente como arrogante porque se considera superior aos outros, tratando-os como ignorantes, de forma, muitas vezes, desrespeitosa.

Mesmo que se tenha uma posição de poder e de autoridade, se deve respeitar o outro, e até reconhecer seu valor, sua cultura, sua maneira de ser de acordo com a educação que foram capazes de lhe proporcionar.

Nem todos tiveram a oportunidade de ter recebido uma educação de primeira qualidade, seja por recurso financeiro menor, seja mesmo por falta de entusiasmo na época certa, não significa que não queira aprender, mas cada um tem seu tempo.

Por isso, por mais poderoso que alguém seja ou se sinta, importante não abusar de seu poder e autoridade, importante cultivar certa humildade, e saber que muitas vezes se aprende até mais com alguém cuja sabedoria não tenha vindo somente dos livros, e sim de sua vivência e sabedoria natas.

Isso é imperdoável, pois não somos melhores do que ninguém, só que muitos tiveram a chance de estudar, e com isso adquirir maior nível de conhecimento, o que não quer dizer que sejam superiores, somente possuem maior informação.

E para que todos se dêem bem nesta vida, se tivermos a oportunidade de exercermos um pouco de humildade, mesmo tendo mais conhecimento cultural do que outros, seremos mais felizes, seguramente!

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Publicado em novembro 25, 2018, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Excelente! bjs Regina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s