Afinidades

Muitas vezes, descobrimos afinidades com pessoas que jamais imaginaríamos que tivéssemos, e essa descoberta pode trazer um contato e uma convivência muito interessante e proveitosa.

Digo proveitosa porque, se formos humildes e conscientes, aprendemos sempre com nosso próximo, ou mesmo com quem acabamos de conhecer, dependendo do assunto que estiver sendo aventado na ocasião e da liberdade que tenhamos com quem nos fala naquele momento.

As afinidades nos aproximam, e a descoberta pode ser o momento de partida para grandes amizades, como já tive a ocasião de comprovar.

Mesmo porque, muitas vezes, nem imaginamos que existam afinidades entre pessoas que parecem diferentes, e que no meio de uma conversa vamos descobrindo gostos parecidos e apreciados por quem acabamos de conhecer.

Já aconteceu comigo muitas vezes e criamos amizades que duram anos e que crescem com o passar do tempo.

E, na verdade, nada tem a ver com diferença de crença, idade, religião, raça; ao contrário, as diferenças podem nos levar a aprender e apreciar muita coisa da qual não tínhamos conhecimento.

E aprender é algo que sempre temos que cultivar, pois nunca é demais, e sempre que nos damos a chance de conhecermos novas palavras e idéias nos surpreendemos das oportunidades que elas nos proporcionam.

Descobrir afinidades é sempre um prazer, pois geralmente nos abrem horizontes e com isso a convivência fica mais fácil e fazemos um maior numero de amigos.

E nos afinarmos não significa que deixemos nossos pontos de vista e maneira de pensar, mas respeitemos os dos outros.

Toda vez que conseguimos ouvir idéias diferentes das nossas, teremos a chance de aprender.  Claro, isso se formos humildes o suficiente e sabermos que nem sempre temos razão naquilo que acreditamos ser o correto, seja em que assunto for que estivermos discutindo, ou ocasiões nas quais possamos expor nossas idéias e conclusões.

Não é fácil, pois todos temos opiniões formadas, nossas conclusões, e para mudarmos teremos que usar todo o raciocínio no sentido de melhorar as atividades às quais nos dedicamos, estudar cada assunto em detalhes para conseguirmos resultados cada vez mais positivos.

Portanto, tenhamos como objetivo respeitarmos as afinidades tanto quanto as diferenças, seja em caráter particular ou profissional, para que os resultados obtidos sejam aqueles que desejamos e pelos quais empreendemos uma luta.

Abraços e bom domingo, afinado com vocês, queridos leitores 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em julho 15, 2018, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s