Ensinamentos

Importante em qualquer relacionamento mantermos a humildade para apreendermos ensinamentos que nos são transmitidos, independente de nossos interlocutores estarem ou não pretendendo nos instruir.

Quantas vezes escutamos numa conversa informal, uma informação da qual retiramos sabedoria que poderá nos acompanhar durante nossa vivência, e nos ajudar a decidir situações delicadas?

Mas para isso, devemos estar abertos a escutar, humildes para absorver informações e opiniões que chegam de pessoas mais ou menos experientes e que podem nos transmitir ideias que nos ajudam a resolver, muitas vezes, problemas que vínhamos atravessando.

Lembrando que nem sempre o que nos falam é emitido com a intenção de nos ensinar, mas se prestarmos atenção, temos a chance de apreender conceitos que podem nos auxiliar.

Ensinamento nem sempre significa uma aula, ou uma palestra sobre determinado assunto, mas uma simples exposição de ideias, até mesmo num bate papo informal. Independe de aulas teóricas ou mesmo práticas, mas da disposição de conseguirmos escutar e retirar exemplos para mudanças que podem nos ajudar a resolver uma série de problemas e nos trazer a solução adequada a uma situação que não estaríamos conseguindo solucionar.

O principal para apreendermos novos ensinamentos é cultivarmos a humildade no sentido de tomarmos consciência de que não somos donos da verdade e que sempre podemos adquirir conhecimentos, até mesmo com quem achamos que sabe menos do que nós, que tenha pouca instrução de colégio, mas que tem a sabedoria nata e o bom senso.

Se formos humildes, estaremos aprendendo sempre, pois os ensinamentos que nos chegarão serão aproveitados para que nossa vida se torne mais fácil e que nossos problemas possam ser resolvidos da melhor maneira possível.

Importante não nos preocuparmos com a vida alheia, e sim, sempre e cada vez mais intensamente, com aquilo que desejamos realizar, pois o reconhecimento chegará, com certeza. Isso tudo se resume num aprendizado que vamos desenvolvendo com o passar dos anos e com a experiência que a vivência nos dá.

Vamos, portanto, tentar aprender cada vez mais, com humildade para aceitarmos novos ensinamentos!

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em janeiro 28, 2018, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Olá Dra.,
    A famosa educação continuada precisa chegar a rede pública do SUS em todos os seus cargos, para que consigamos nas camadas mais pobres, atingir os principais valores e avanços da Ciência humana, que não apenas o tecnológico, mas a Ética pós Kant, a mais atualizada.
    O Brasil anda meio homônimo mesmo neste sentido projetivo de querer ser o que não é de fato, falta mesmo a informação, o conhecimento e principalmente a sabedoria! Temos muitos dados crus, e perdemos a noção, que uma luz pode ser vista mesmo de vários ângulos e que somadas todas estas perspectivas, formam uma imagem muito melhor, contudo, o tecnicismo e o apego estético e do reconhecimento social por ele, esta fuga, a ganância moderna inclusive, nos bitolou um pouco e o Status se prevalece à ética, ultimamente…
    Parabéns pelo seu posicionamento energista! Concordo.

  2. Danilo Hernandez

    Querida Amanda, você semanalmente nos mostrando maneiras diferentes de vermos a vida. Após tantas semanas, quero te parabenizar por completar cinco anos com este blog. Beijos Danilo e Cláudia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s