Objetividade

Objetividade é uma característica que devemos sempre observar em nossas atitudes e maneira de agir, pois sem isso, podemos nos perder em nossos desígnios, e deixarmos de atingir os resultados que tanto precisaríamos e pelos quais teríamos lutado.

Objetividade facilita nossa vida. Se tivermos essa consciência, lutaremos para alcançar aquilo que desejamos e isso, provavelmente, nos deixará felizes e realizados.

Então, devemos nos esforçar sempre para, dentro de um raciocínio lógico e prático, não perdermos de vista tudo o que estivermos desenvolvendo, as opções que teremos em função dos resultados que desejamos, e da possibilidade de efetuarmos o melhor trabalho na atividade escolhida.

Se nos educarmos para seguirmos os nossos objetivos de forma prática, seguramente teremos maior lucratividade em todas as atividades às quais nos propusermos, em nossa vida profissional, e também pessoal e empresarial.

Até nas atividades recreativas, devemos focar em divertimentos que realmente nos despertem maior interesse, pois do contrário, correremos o risco de, além de não nos divertirmos, perdermos nosso tempo, sempre tão precioso.

No trabalho, e até na orientação que nos propomos passar aos nossos colaboradores, temos que ser objetivos, para não nos arriscarmos a que as instruções se percam em detalhes cansativos e que não despertem o interesse de quem estaria sendo orientado.

Sermos objetivos não significa necessariamente evitar todos os detalhes quando instruímos alguém, e sim instruirmos objetivamente quando somos convidados a fazê-lo.

Quando nos referimos aos nossos alvos, teremos a maior chance de despertarmos o interesse ao passarmos conhecimento, instruções e orientação a quem nos solicitou ou aos nossos funcionários e até mesmo aos nossos filhos.

Ser objetivo é ser imparcial, portanto, tomemos sempre as providências para não nos esquecermos da imparcialidade. Dessa forma teremos mais possibilidade de sermos justos em nosso julgamento e atitudes.

É muito difícil conseguirmos a imparcialidade quando se trata de amigos ou simpatizamos com alguém, o que poderia prejudicar nosso julgamento.

Mas não tomar partido, na verdade, seria sempre o ideal para não cometermos injustiças e demonstrarmos nossa queda para alguma das partes em discussão.

Assim, para evitarmos o julgamento parcial, e sermos sempre objetivos, devemos cultivar a imparcialidade, que é o resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.

Vemos, ou esperamos ver sempre, no campo do jornalismo, por exemplo, a objetividade como um atributo de um texto, e para que o texto seja considerado objetivo, deve ser claro e conciso, além de apresentar um ponto de vista neutro.

Também quando falamos, devemos primar por sermos objetivos nas palavras, focando exatamente o assunto ao qual nos propusemos. Se nos ausentamos de nossa idéia inicial, corremos o risco de cansarmos nossa audiência.

E assim perdermos nosso objetivo inicial.

Abraços e bom domingo, sempre cultivando a objetividade 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em novembro 12, 2017, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. “ quando falamos, devemos primar por sermos objetivos nas palavras,” : grande conselho para as mulheres, Amanda ! Muito bem !

  2. Querida Amanda, me encaixo muito bem, pois tenho me esforçado muito para ser objetiva em tudo ultimamente na minha vida….
    Admiração sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s