Exame de consciência

Muito importante nos submetermos, sempre que possamos, a um exame de consciência, pois mesmo que seja breve, nos leva, muitas vezes, a tomar atitudes adequadas a muitas dúvidas para as quais podemos encontrar soluções.

Não é tarefa fácil, pois somos sempre sujeitos a atitudes unilaterais, tentando nos livrar de certas pequenas culpas, dificuldade de julgamento quanto a nossa maneira de viver e de nos comunicarmos, afim de dirimir dúvidas que nos atormentam e das quais temos dificuldade em nos libertar.

Mas se queremos ser justos, temos que raciocinar livres de nos colocarmos no apoio de pessoas que nos cercam e, por mais que queiramos bem, nosso raciocínio e honestidade de atitudes nos levarão a julgamento imparcial.

Muito bom nos colocarmos de acordo com nossa consciência em nosso julgamento, por menos importante que seja ou que se nos apresente.

Nossa consciência e honestidade é que serão as diretrizes a seguirmos.

Na verdade, muitas vezes nos passam desapercebidas situações em que tenhamos até mesmo ofendido alguém a quem queremos bem, e inconscientemente possamos ter feito uma ofensa inadvertidamente.

Claro que não podemos passar o tempo nos questionando e nos analisando, pois ficaremos preocupados e sem aproveitarmos a convivência com amigos a quem queremos tão bem, mas, por isso, devemos pensar muito antes de nos expressarmos levianamente para não incorrermos em risco de ofendermos alguém.

Quando nos analisamos friamente, sem tendência a nos protegermos, podemos nos conscientizar de nossas atitudes, e corrigi-las de acordo com análise que fizermos dos fatos ocorrentes em determinada situação e, a partir daí, partirmos para a tomada de atitudes que possa nos desculpar de erros cometidos.

Mas temos que ser muito imparciais. O julgamento neutro deve sempre ser uma constante, para que possamos evitar qualquer tipo de situação constrangedora.

Por isso, nossa consciência é uma das características mais positivas de nosso caráter, e devemos cuidá-la para que não nos falhe e não nos torne tendenciosos ao ponto de nos tornarmos injustos em relação ao próximo.

Um exame tranquilo de consciência nos leva a resultados satisfatórios e elegantes quando se refere a amigos, para não incorrermos em risco de ofensa desnecessária e deselegante, sobre os quais podemos nos arrepender mais tarde e, muitas vezes, sem a oportunidade de nos redimirmos.

Evidentemente não é fácil fazermos uma análise interior, pois temos a tendência de nos protegermos e sermos parciais em nosso julgamento, mas temos que tentar nos isentarmos, e assim nosso juízo será sem tendência e mais justo.

Nossa consciência sempre nos levará a conclusão adequada, se formos imparciais e a escutarmos com seriedade e coragem para assumir nossas falhas e qualidades.

Nunca nos esqueçamos de que para o exame ser completo, deverá terminar com alguma resolução, de melhorarmos em algum ponto, seja espiritual ou prático, ajudando-nos a enxergar o que julgamos serem falhas que nos proporemos a corrigir.

Abraços e bom domingo, com nossa consciência tranquila e nos propondo a nos tornarmos pessoas cada vez melhores. 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em agosto 28, 2016, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Um grande aprendizado. Parabéns, amiga

  2. Maria Cecília Roxo Nobre Barreira

    Amanda muito oportuno e interessante sua publicação sobre o exame de consciência. Importante também após o exame de consciência nos empenharmos em corrigir nossos pontos frágeis. Para isso é necessário que sejam adotados objetivos para supera-los. Nesse sentido podemos estabelecer regras de vida exigentes que digam respeto ao essencial da nossa vida. Essas regras de vida devem possibilitar atualizações constantes e progressos simples, aceitáveis e concretos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s