Arquivo diário: março 9, 2014
Exemplos
Publicado por amandadelboni
Minha mamãe, tão querida, simples e sábia, sempre que falávamos de exemplo, dizia que mais vale um bom exemplo do que um simples ensinamento.
Conforme fomos crescendo, nos certificamos dessa grande verdade.
Como princípio, devemos ter em mente que temos exemplos a serem seguidos e outros que não devemos definitivamente considerar.
Nós decidimos como agir.
Pouco adianta ensinarmos algo que não praticamos, com certeza os nossos filhos nunca seguirão, pois não têm e nem poderiam ter, sem experiência, a noção da importância de se dar o exemplo.
Agir com honestidade de princípios, na teoria, fica difícil de explicar para uma criança e até mesmo para os muito jovens, mas quando os filhos nos assistem tomando uma atitude de honestidade, certamente irão nos copiar.
Se ensinamos a enganar, a bancar os espertinhos para passar seus próximos para trás, será dessa forma que irão viver, se achando os mais inteligentes por conseguirem enganar.
Um exemplo também se refere a um fato já existente para demonstrarmos alguma situação e seu resultado.
Se seu filho assiste uma demonstração de indignação pelos menores problemas que acontecem, seja na rua, dentro do lar, em qualquer lugar público, ele vai, certamente, seguir o exemplo de acordo com a atitude que presenciou do adulto que o acompanha. Pode ser a violência com que determinada situação foi encarada ou uma reação provocada por algum incidente que ele presenciou. Seguramente, ele também vai agir assim no futuro, pois foi o que assistiu.
Ao contrário, se conseguirmos ter o equilíbrio necessário para encararmos os problemas que se apresentam, sem perdermos a nossa temperança, nossos filhos reagirão da mesma forma ao enfrentar as mesmas situações.
Eles, normalmente, são nosso produto, no bom sentido.
Claro que existem as exceções, filhos de pais bem educados e gentis, e que pelo temperamento, são diferentes, mas a maneira educada de agir que aprenderam desde a infância, na maioria das vezes, acaba predominando sobre o temperamento.
Pelo menos, irão pensar antes de tomar alguma atitude precipitada, pois a educação vai prevalecer.
Exemplos podem, na verdade, constituir uma inspiração a ser seguida.
Ouvimos desde crianças nossos pais citarem exemplos de gente que venceu por trabalhar seriamente, jovens que tiveram bons resultados porque estudaram duramente e também maus resultados na vida de quem agiu com desonestidade.
Aprendemos muito com exemplos, assim nossas atitudes devem ser sempre vigiadas, pois, provavelmente, se agirmos diferentemente do que ensinamos, seremos cobrados.
“Você fez, por que não eu?”
Sempre tentei ser e seguir bons exemplos 🙂
Abraços e bom domingo
Amanda
Publicado em Inteligência Social
Tags: Amanda Delboni, Inteligência Emocional, Inteligência Social, Relacionamentos, Sucesso
