Soberba

Quando lemos ou ouvimos a palavra soberba, nós a relacionamos primeiramente a orgulho, que é um sentimento altamente negativo em todos os aspectos.

As pessoas que cultivam esse tipo de sentimento inspiram em seus circunstantes uma reação de distância, pois quem as conhecem já sentem, de certa maneira, uma forma de afastamento.

E, muitas vezes, algumas pessoas não estão cultivando esse tipo de característica, mas se sua atitude não for acolhedora, elas provocam, mesmo sem o desejar, um sentimento de distância.

Precisamos ter sempre muito cuidado para não provocarmos em nosso próximo esse tipo de reação, essa timidez em nos consultar sobre um assunto que esteja em pauta.

Se não nos cuidarmos, corremos o risco de provocarmos, em quem está nos dialogando, um certo receio de estar nos incomodando.

Muito cuidado temos que ter para não passarmos essa impressão em nosso interlocutor, pois ele pode se intimidar e até interromper uma determinada consulta que estaria desejando fazer naquele momento.

A impressão de soberba tem por hábito provocar o afastamento e, nessa hora, corremos o risco de termos perdido a oportunidade de, até mesmo, termos sido esclarecidos mais profundamente sobre o assunto que havíamos consultado com a pessoa que tinha mais conhecimento.

Até mesmo para nos aproximarmos de alguém pela primeira vez, temos que nos cuidar, para exprimirmos nosso cumprimento de forma gentil e simpática, para que não provoquemos uma reação de timidez, que nos afastaria da pessoa que acabava de chegar à nossa presença.

Por isso, sempre nos cuidarmos para que não passemos, mesmo involuntariamente, uma impressão de indiferença pela aproximação daquele momento.

A impressão de soberba provoca, claro sem o propósito de fazê-lo, o afastamento de quem acabou de se aproximar ou de nos ser apresentado.

E, muitas vezes, mesmo involuntariamente, passamos essa impressão, às vezes até por problemas que estejamos enfrentando naquele momento, por isso nos cuidemos!

Sem soberba, façamos sempre amizades, pois provavelmente ganharemos nessa aproximação, vamos descobrir!

Eu invisto meu tempo nesse empenho e nunca me arrependi.

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Publicado em abril 18, 2021, em Inteligência Social e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s