Opinião

É uma situação extremamente delicada quando alguém nos diz que vai pedir nossa opinião a respeito de algo que se crê que tenhamos mais conhecimento, ou que já tenhamos trabalhado naquilo que está sendo citado naquele momento.

Temos que nos cuidar ao emitir nossa opinião para não darmos a impressão que sabemos mais e as pessoas não se sentirem humilhadas.

Precisamos ter o cuidado de não parecer que não estamos respeitando o que o outro estaria pensando a respeito do assunto em questão.

Mesmo porque sempre temos a consciência de que devemos analisar a outra opinião, pois muitas vezes nem temos o conhecimento do assunto, e pode ser até que as outras pessoas tenham e sejam mesmo especializadas no que esteja sendo abordado.

Respeito é uma palavra mágica e mesmo que discordemos, devemos fazê-lo com discrição, permissão do outro lado e muita educação, para que mesmo que estejamos certos, possamos emitir nossa opinião sem nenhuma ofensa.

Ofender não leva a nada, e não resolve o que estejamos procurando esclarecer.  Só cria uma revolta que dificulta, com certeza, qualquer solução que estaria sendo pesquisada.

Devemos perguntar a quem gostaríamos de ouvir a opinião, se a pessoa estaria disposta a nos responder, pois muitas vezes, se tem o receio de se comprometer e não conseguir exprimir o raciocínio correto em relação ao problema a ser resolvido.

Se chegarmos à conclusão de que não temos o conhecimento necessário, temos que ser sinceros e quem sabe discutirmos juntos as possibilidades de resolução mais adequadas ao assunto em questão.

Porque muitas vezes é importante para quem emitiu uma dúvida, receber a opinião a respeito do que foi questionado.  Pode auxiliar na resolução de alguma incerteza apresentada.

Portanto, depois de avaliarmos a solicitação de um conceito, temos que considerar, pois podemos até mesmo mudar nossa maneira de pensar, isso se formos humildes o suficiente para fazê-lo.

Até a próxima semana, cultivando sempre a humildade de conseguirmos reconhecer e avaliar uma outra opinião 🙂

Abraços e bom domingo,

Amanda

Publicado em junho 7, 2020, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s