Egocentrismo 

O egocentrismo é um comportamento em que o indivíduo se refere essencialmente a si mesmo ou a tudo o que lhe diz respeito, o que normalmente acaba gerando um isolamento social.

Caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo, priorizando o seu ego na maioria das vezes, muitas vezes sem ouvir nem considerar a opinião de outras pessoas.

Estudos já mostraram que o egocentrismo pode ser notado mais em crianças e muitas vezes desaparece na idade adulta, ou diminui, felizmente, pois não é fácil lidarmos com pessoas egocêntricas na vida do dia a dia.

Claro que quando crianças, de maneira geral, costumamos ser de certa forma egocêntricos por natureza.  A criança tem a tendência de querer que o mundo dela rode ao seu redor, só que quando essa fase infantil não é superada, pode se tornar patológica.

E se não é superada, pode dificultar diretamente os relacionamentos.

O egocêntrico, egoísta por natureza, sempre acredita que o mundo gira ao seu redor, e se age assim, ignora até mesmo a necessidade de quem o rodeia, na família, e amigos que vai conquistando com o passar de sua vida, e perdendo.

Se esse tipo de pessoa é importante para você, vale a pena dedicar um certo esforço e tratar de manter um diálogo, e falar sobre o que você sente é importante, claramente.

Mas mais importante ainda que não nos deixemos dominar por esse tipo de personalidade, demonstrando que também se tem um ego, e que igualmente precisa ser respeitado.

E assim, tentemos sempre entender seus padrões de comportamento, com carinho e compreensão, pois quem sabe se tratarmos dessa forma, conseguiremos melhores resultados.

E dessa forma se consiga uma melhor condição de funcionamento da personalidade para uma convivência agradável e adaptada 🙂

Abraços e bom domingo, sem egocentrismo!

Amanda

Publicado em maio 3, 2020, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s