Delicadeza

Cometer uma indelicadeza, por menos que ela pareça, é sempre algo muito delicado, pois pode criar um problema dentro de uma amizade, por maior e mais antiga que seja.

Por mais que tentemos evitar um mal-estar, é difícil muitas vezes, pois tudo depende do temperamento e do suporte que a pessoa que nos ouve tenha em relação ao assunto que estaremos tratando naquele momento.

E uma atitude indelicada não se refere somente a efeitos físicos, mas também depende das palavras e dos argumentos que usamos numa conversa, mesmo que seja informal.

Uma resposta indelicada a qualquer tema em questão, naquele momento, pode ofender a quem nos falou sobre determinado assunto, e, às vezes, ferir alguma suscetibilidade.

Até para recusarmos algo que estejam nos apresentando, devemos ser educados, pois se formos rudes nada conseguiremos.

E nada muda, então melhor até mesmo usarmos argumentos delicadamente para demonstrarmos que aquilo que estamos prevendo não nos interessa naquele momento.

Mesmo porque, se formos indelicados já criaremos um ambiente desagradável, para quem está argumentando sobre o assunto em questão, ou apresentando uma nova ideia a ser aproveitada, seja no aspecto particular ou profissional.

A maneira delicada de apresentar alguma ideia já predispõe a uma aceitação da parte consultada, e que apreciará com boa vontade, mesmo que depois de uma análise detalhada não se interesse a aproveitar o que está sendo exposto.

Não deixa de ser um aspecto de arrogância o fato de acharmos que aquilo que estamos expondo seja o ideal, isso é considerado um egoísmo por não termos naquele momento a tolerância de ouvir até mesmo quem já teria melhor conhecimento de determinado assunto que estaríamos tratando naquela ocasião.

Sempre encontramos vários significados para indelicadeza, mas uma das definições adequadas seria a de não medirmos as palavras, nos expressarmos claramente e sem reservas, sendo por vezes até rude.

E mesmo sem ter pretendido ser…

Muitas vezes, é até preferível interrompermos ou ignorarmos uma atitude de alguém que está nos ofendendo, do que replicar na mesma moeda e assim evitaremos um desgaste desnecessário e sem retorno.

Pois uma resposta grosseira e inadequada para o momento, pode prejudicar a imagem e toda uma carreira, muitas vezes construída através de um bom trabalho e de muito sacrifício.

Portanto, controle-se e tenha sempre delicadeza ao tratar as pessoas, sejam elas estranhas, conhecidos, amigos ou familiares 🙂

Abraços e bom domingo,

Amanda

Publicado em fevereiro 16, 2020, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Meu email mudou, favor enviar sempre para Lidia.leitura@gmail.com. Não enviem nada mais para o Uol. Muito grata Lidia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s