Consequências

Sempre ouvi que todas as vezes que tomarmos uma atitude em nossa vida, seja ela pessoal ou profissional, devemos pensar primeiro se conseguiremos aguentar as consequências que advirão em função de nossas decisões.

Sempre necessário nos perguntar: arcaremos com as consequências?

Pensar antes de agir deveria ser uma constante na vida de todos nós, para que não nos arrependamos de iniciarmos algo que mude nossa maneira de viver, e principalmente se alguma iniciativa de nossa parte não prejudicará pessoas próximas a nós.

Até mesmo uma tomada de posição em relação a nossos filhos, cônjuge, nossos pais, seja com quem estiver no nosso convívio, devemos nos cuidar para que alguma atitude impensada não nos traga consequências com as quais não estávamos contando.

E provavelmente, para as quais não estivéssemos prontos.

Muitas vezes, não teremos a oportunidade de repararmos erros cometidos sem pensar, e arcar com as consequências que poderão chegar, sem que estejamos preparados até para insistirmos novamente.

Suportar resultados de atitudes impensadas é um ato de heroismo, de coragem, e se assumimos algo que fizemos ou provocamos é o mínimo que podemos fazer, o que demonstrará nossa firmeza de caráter. E seriedade ao encararmos nosso eventual erro.

Claro que nem sempre as consequências serão por erros cometidos, mas também o sucesso que vem através de nossa dedicação anterior.

Assumimos também o resultado positivo de nosso raciocínio lógico, de atitudes previstas anteriormante, pois efeito é o resultado de uma causa.

Sem nos esquecermos de que a toda ação corresponde uma reação.

Frase falada, mas sobre a qual temos que refletir sempre, para chegarmos a conclusão se poderemos suportar o que virá depois, se acharemos justo ou não, e se suportaremos a luta que poderá vir em seguida.

Pensar bem antes de agir, seja em que situação for, é uma importante medida para não nos arrependermos depois; parece simples, mas, às vezes, dependendo da situação, agimos por impulso e poderemos, em algumas ocasiões, pagar caro por esse tipo de atitude impensada.

Como sempre aprendi, se agimos impulsivamente, e algo possa não dar certo de acordo com o que esperávamos, poderemos não ter a chance de corrigir algum erro de julgamento.

Medir as consequências em qualquer situação pode nos tirar de condição embaraçosa e, para isso, devemos tentar permanecer de cabeça fria, pensar muito bem antes de tomar alguma atitude precipitada.

A não ser que, de acordo com nosso raciocínio na ocasião de alguma decisão difícil, estejamos certos de podermos sair vitoriosos, física, sentimental e racionalmente.

Para isso, temos que nos sentir seguros quanto aos resultados de alguma interferência e consigamos convencer a quem desejaríamos de alguma idéia nova, e estarmos sempre preparados para alguma crítica, que se formos humildes, poderemos até mesmo aproveitar.

E com isso, até mesmo quem sabe, melhorar nosso propósito inicial, com consequências favoráveis a nós mesmos e a quem se dirigiria nossa ajuda.

Portanto, vamos cuidar sempre de nossas atitudes e aceitar as consequências com determinação.

Abraços e bom domingo 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em novembro 29, 2015, em Inteligência Social e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Pagar o preço…treinar a razão …mais um grande artigo, Amanda !

  2. Frederico Gouveia

    Bom dia Amanda! Adorei a coluna. Um bom único de semana para vocês! Bjs Fred

    Frederico Gouveia M. 917.214.2636

    >

  3. Querida, a vida, entre erros e acertos, é um contínuo aprendizado. Beijos e boa semana.

  4. Amanda!! Muito verdadeiro!!! Adorei! Eh a realidade que nem sempre avaliamos as consequencias de nossas atitudes… Bjsss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s