Faça valer a pena 

Para pessoas que só vêem o lado negativo da vida, nada vale a pena, tudo significa sacrifício, todos fazem tudo de maneira errada, e os resultados de qualquer empreendimento não chegam como gostariam, nunca são o que esperavam.

Se encararmos nossos propósitos de maneira positiva, provavelmente o que vier inesperadamente, conseguiremos vencer, pois nem tudo traz somente aspectos indesejáveis.

Como dizemos sempre, façamos valer a pena nossa luta em relação ao que esperamos, mas a batalha deve continuar para tentarmos conseguir aquilo que seria nosso objetivo inicial.

E mesmo que o objetivo primeiro não seja possível, tentemos nos adaptar e fazer outro caminho afim de chegarmos ao desígnio inicial.

Claro que tudo pelo qual lutamos deverá ser alvo de estudo e pesquisa, para não nos perdermos, batalhando por algo que não valha a pena e cuja luta se torna estéril, sem nenhum valor, independente do resultado que trará no final.

Como os valores variam muito de pessoa para pessoa, não podemos generalizar — o que vale a pena para uns, para outros pode não ter a mínima importância.

Por isso, como tudo é relativo, pensemos bem antes de valorizarmos o que oferecemos. Pode ser que pensamos estar dando muito de nós, tanto do ponto de vista material, quanto espiritual mas, na verdade, pode não estar sendo útil a quem desfruta da informação ou de nosso desprendimento.

Dizemos que a verdade sempre vale a pena.

Isso é algo que aprendemos na infância, fomos criados para dizer a verdade, fosse em que circunstância fosse, pois a mentira, como se diz tem pernas curtas, e é sempre descoberta.

Vamos descobrindo, durante a vida, aquilo que vale a pena ser feito ou não, dependendo de nosso caráter, do ponto de vista de educação que recebemos, dos conceitos que comandam a vida de nossos pais e educadores.

Sobreviver simplesmente não adianta, a menos que façamos valer a pena, e, para isso, temos que fazer de nossa vida o grande motivo afim de realizarmos e progredirmos, tanto em nossas atividades profissionais, quanto pessoais.

Assim, devemos e temos que aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece, se vamos deixá-las passar, pode ser que não voltem, e as percamos de vez.

Esse é o grande perigo.

Devemos tentar programar o que vamos realizar em nossa vida, entre razões e emoções, por isso não vale a pena cultivarmos mágoas, pois elas passam e nós ficamos prejudicados em saúde física e mental.

A pergunta que sempre usamos ao questionarmos se “vale a pena” se resume na análise que temos que fazer para calcularmos o que poderemos obter depois de um estudo ou de uma viagem planejada para conseguirmos aquilo que esperávamos.

Temos que nos lembrar de que não precisamos contar cada hora do dia, e sim fazer com que ela tenha valido a pena ter sido vivida, pelo menos no que depender de nós mesmos!

Vamos nos lembrar também de que muitas oportunidades não voltam.

E o que não foi muito bom, deixemos para trás, porque não nos levará para a frente.

Abraços, e um bom domingo, que vale a pena 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em junho 19, 2016, em Inteligência Social. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Regina Coeli Simões Caldas

    Muito do nosso temperamento pessimista ou otimista, querida Amanda, tem origem na quimica de nosso corpo. Mas isto não significa que seremos otimistas ou pessimistas vida afora.Beijos e ótima semana, Regina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s