Igualdade

Admiro muito o espírito de civilidade da França que valoriza três princípios: Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

A igualdade está diretamente ligada à liberdade e, com toda certeza, à fraternidade.

Como uma dessas características poderia existir sem a outra?

Igualdade é algo que faz parte integrante de nossa vida, seja no sentido social, funcional ou financeiro.

Temos que lidar todo o tempo com igualdade, pois a desigualdade só traz problemas para qualquer tipo de relacionamento.

Acho desumano até pessoas que deixam amizades serem geridas em função de cor, raça ou outras diferenças, como de religiões, por exemplo.

Sempre acreditei que o mais importante é o caráter do indivíduo, sua honestidade e sua humanidade em relação ao próximo.

Isso, realmente, é o que define a igualdade de atitudes, de princípios para unir pessoas com os mesmos valores, a mesma maneira de pensar e agir em qualquer situação que se apresenta.

E essa definição se deve à liberdade que temos de escolher se desejamos viver num ambiente de igualdade ou se queremos cultivar a desigualdade, que se torna algo feio, inútil e se aproxima muito do preconceito que está cada vez mais em desuso nos tempos atuais.

De outro lado, igualdade, no sentido bom da palavra, tem um significado de identidade, de paridade, que nos permite ter com umas pessoas mais do que com outras.

E temos que respeitar esse nosso sentimento de afinidade, pois quando o sentimos, ele se torna a consequência da igualdade, seja de sentimentos, gostos, educação ou tradição.

A igualdade nos torna irmãos de alguma forma, por isso me atrevo a colocá-la como fraternidade, e no meu conceito tudo se encaixa nesse trio: liberdade de escolhas, igualdade de valores e fraternidade que nos une uns aos outros.

Para mim, especificamente, esses sentimentos devem ser cultivados, pois creio que, perante qualquer religião, independentemente de cor, credo ou posição conquistada, nascemos e morremos todos iguais.

Portanto, tento viver minha vida sem me preocupar tanto com as aparências que muitas vezes nos levam a caminhos enganosos.

Valorizemos princípios que se coadunam com os nossos, e teremos, então, uma igualdade que nos leva à paz interior e com os outros – amigos, funcionários, chefes, clientes e familiares.

Eu valorizo todas as diferenças, sabendo que felizmente, somos todos iguais.

Abraços e bom domingo, com Liberdade, Igualdade e Fraternidade 🙂

Amanda

Anúncios

Publicado em maio 26, 2013, em Inteligência Social. Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Maria do Carmo Fulfaro

    Querida Amanda, com estes três princípios, liberdade, igualdade e fraternidade abrimos mais oportuntidades para crescer, melhorar. Tai a grande missao da vida, melhorar a cada dia..e voce, com este blog de inteligencia emocional, vem a cada edicao lembrando a gente a importancia de prestar atencao !! Bjos

  2. Parabéns minha amiga, mais um texto direto e inteligente que tu, carinhosamente nos brinda semanalmente.

  3. Maria Thereza Matarazzo

    Como sempre,querida Amanda fico fascinad com suas definicoes!!!!!Estou indo a Miami dia 2 de junho,chegarei a noite,Espero te ver na exposicao da Paola ! Ou voce vae estar de volta? Dia 19 de junho vae haver um bingo,no Terraco Italia, em beneficio da s Obras da Aconsp! Eu ja deixei uma porcao de brindes e vendi 12 bilhetes.Sinto nao estar de volta em tempo.Beijos a voce ,a Chris e ao maridao M.Thereza

    Em 26 de maio de 2013 10:34, Amanda Delboni

  4. Tão diferentes, tão iguais…fascinante e …assustador!

  5. quem te conhece sabe desse teu sentimento sincero de amizade
    e respeito por todos. Parabéns!!!!!!!!!!!!!

  6. Querida Amanda, igualdade, só perante a lei que deve conceder a todos os cidadãos, igualdade de direitos, obrigações e oportunidades. No mais, temos que entender claramente que somos diferentes uns dos outros. Justamente pela existência destas diferenças, é dever de quem se considera civilizado, manter uma relação fraternal, respeitosa e cordial com seus semelhantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s