Arquivo diário: fevereiro 26, 2012
Tolerância
Publicado por amandadelboni
Tolerância é muito mais do que paciência. É compreensão.
Se raciocinarmos diante de uma situação difícil, normalmente chegaremos á conclusão de que a irritação não vale a pena.
Como dizia meu pai, não foi por acaso que a cabeça nasceu acima do coração.
Na hora em que nos deparamos com uma situação adversa, é importante raciocinar rapidamente e não se irritar indevidamente.
Compreendendo o problema que realmente se apresenta, conseguimos valorizá-lo de forma justa, e não numa medida exagerada.
Temos que entender a realidade de uma situação, e isso nos ajuda a suportá-la melhor, pois vamos vendo que na sua maioria, a irritação é desnecessária.
Tento sempre praticar a tolerância com as falhas alheias, com a imperfeição de um trabalho realizado por outras pessoas, ou por mim mesma, com as diferenças de conceitos do próximo. Respeito é primordial para se conviver bem.
E tolerância significa, principalmente, respeito e compreensão.
Um bom exemplo é o trânsito em todas as grandes cidades do mundo, como Paris, Nova York, Miami e, claro, São Paulo.
Pois bem, já sabemos que o trânsito será pesado, então o recurso é se programar, sair de casa mais cedo para qualquer compromisso com hora marcada. O que adianta se irritar? É um desgaste desnecessário que não vai mudar as circunstâncias.
Isso não quer dizer passividade mas compreensão e maturidade, o que é ainda mais importante quando se trata com filhos adolescentes. Imaturos por natureza, precisam de enorme compreensão e de nossa maturidade.
Precisamos sempre tentar compreender suas idéias, suas verdades, sem julgamento – mas com tolerância.
O adolescente é critico, rebelde e se acha dono da verdade.
Portanto o nível de tolerância dos pais e circunstantes deverá ser praticado a todo instante para que amadureçam no seu tempo, com valores sólidos, auto-confiança, auto-estima e acima de tudo, com muita tolerância e respeito ao próximo.
Um abraço e bom domingo,
Amanda
Publicado em Inteligência Social
